Início Acidentes e Incidentes

Drone decola para entregar comida e deixa milhares de casas sem energia

Foto: Wing

Durante a última década, os drones civis vêm ganhando destaque, passando de um hobby para poucas pessoas a uma ferramenta válida para cumprir múltiplas tarefas para empresas, como entrega de produtos, fotografia aérea, pulverização agrícola e até manutenção aeronáutica, entre muitas outras.

Só nos Estados Unidos, a Administração Federal de Aviação indica que existem 865.908 drones registrados, dos quais 326.552 são comerciais. Alcançar uma coexistência segura com seu ambiente tanto em terra quanto no espaço aéreo levou ao desenvolvimento de novos regulamentos por autoridades aeronáuticas em todo o mundo, informa o site Aviacionline.

Mas nada é 100% certo. E isso ficou demonstrado na semana passada, na Austrália, onde um drone da empresa Wing, que realizava entrega de comida, acertou os fios de alta tensão e levou duas mil casas de Browns Plains, ao sul de Brisbane, a ficar sem energia elétrica por várias horas.

Imagem: ABC Australia

De acordo com a rádio australiana ABC, um porta-voz da Energex, empresa responsável pelo fornecimento de eletricidade, disse que esta é a primeira vez que ocorre um evento deste tipo, que pode ter sido produto de uma avaria no drone ou erro humano.

Do operador do drone, eles garantiram que a equipe fez um pouso controlado por precaução, que teve o azar de coincidir em sua descida com as linhas de energia. “Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado. No momento, estamos realizando uma revisão do evento de ontem“, disseram,

A Wing faz parte da Alphabet, conglomerado-mãe do Google. Desde o seu lançamento em 2018, expandiu-se para 13 cidades nos Estados Unidos, Finlândia e Austrália. Neste último país, fez mais de 100.000 entregas durante 2021.

O Hummingbird, o primeiro modelo de drone desenvolvido pela empresa, tem 1,3 metro de comprimento e 1 metro de envergadura. Ele pode transportar pacotes com peso de até 1,2 kg em uma distância de até 20 quilômetros. Sua velocidade máxima é de 104,4 km/h.

Em julho, a empresa anunciou o desenvolvimento de duas novas variantes, uma menor que a atual e outra maior, para ampliar a versatilidade de seu serviço.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile