Novas cenas publicadas neste final de semana mostram como está ficando a pista de pousos e decolagens do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, localizado na Base Aérea de Santos, no distrito de Vicente de Carvalho, no litoral paulista.
O vídeo, apresentado abaixo nesta matéria, foi publicado por Jimmi Thiago em seu perfil @droneguaruja, especializado em captação de imagens aéreas e curso e manutenção de drones. Nele, o drone precorre toda a extensão da pista, iniciando com uma imagem aérea mais distante e depois voando a baixa altura.
Como vem sendo reportado pelo AEROIN, desde o meio deste ano estão em andamento os serviços de fresagem e reaplicação de camada asfáltica da pista de taxiamento e de pousos e decolagens, que tem 1.600 metros de comprimento.
Esta primeira etapa das obras tem um investimento de R$ 19 milhões provenientes do Governo Federal. A previsão de conclusão é o final deste ano de 2024, incluindo limpeza do terreno e das supressões vegetais, instalação de cercas operacionais ao redor da pista, escavação, colocação de estacas, brocas, execução da viga longitudinal e instalação de mourões.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Mauro Braga, destacou recentemente que “estão incluídas intervenções nas pistas de táxi A, B e C, na faixa de pista e no sistema de drenagem, além da implantação de cerca operacional e barreiras de proteção de fauna. O projeto global do aeroporto contempla um total de quatro fases”.
Terminal de passageiros
Segundo Barbosa, as obras de construção do terminal de passageiros prevê uma instalação com cerca de 300 metros quadrados, incluindo acesso e estacionamento para veículos.
O valor global estimado das obras é de aproximadamente R$ 3,5 milhões. Com a implantação do terminal prevista para ser concluída em 2025, o aeroporto poderá receber pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatos executivos e turboélices como o ATR 72).
Com informações da Prefeitura do Guarujá