Início Acidentes e Incidentes

Drone voou a apenas 20 metros de um avião Boeing 787 com 242 passageiros a bordo

Um incidente recente envolvendo um drone e um Boeing 787 Dreamliner da British Airways foi anunciado pelo Conselho da Airprox do Reino Unido na última semana. O incidente ocorreu no meio do ano, quando o avião decolou de Londres-Heathrow com destino à Cidade do Cabo, tendo a bordo 242 passageiros.

A tripulação relatou a proximidade de um drone a uma distância estimada de vinte metros da aeronave, quando estavam a uma altitude de 3.000 pés (cerca de 900 metros). Felizmente, os pilotos concluíram que não havia risco de colisão, mas o caso foi registrado como incidente.

Os controladores de tráfego aéreo em Heathrow foram alertados e informaram as tripulações de outras aeronaves sobre o incidente. O drone desapareceu e as autoridades não conseguiram identificar sua origem, reportou a BBC.

O Conselho da Airprox classificou o incidente na maior categoria de risco, nível A perante a ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional).

Esse incidente destaca a preocupação contínua em relação aos drones representarem um perigo para a aviação civil. Embora existam regras rígidas em vigor para o uso de drones, especialmente nas proximidades de aeroportos, ainda ocorrem incidentes.

Em dezembro de 2018, o Aeroporto de Londres-Gatwick enfrentou sérias interrupções no tráfego aéreo por dois dias devido à presença de drones na área. Mesmo após uma extensa investigação, as autoridades britânicas não conseguiram identificar os responsáveis pelos drones.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile