Drones próximos da pista interrompem a operação no aeroporto de Dublin

Aeroporto Dublin Ryanair Aérea
Imagem: N Chadwick / CC BY 2.0

As operações de voo no Aeroporto de Dublin foram suspensas no sábado (4) devido a um avistamento de dois drones na área. Uma mensagem de rádio do controlador de tráfego aéreo informou aos pilotos de todos os voos de partida que as decolagens haviam sido suspensas. Pilotos que já estavam taxiando para a pista para decolagem foram orientados a manter a posição.

Um porta-voz do Aeroporto de Dublin confirmou que as operações foram retomadas após as preocupações com a segurança serem removidas, mas vários voos registraram atrasos, reporta o Irish Times. Houve voos desviados para outros aeroportos também.

De acordo com as leis irlandesas, e da grande maioria dos países, incluindo o Brasil, é ilegal pilotar drones próximo a aeroportos. A Autoridade Aeroportuária da Irlanda e a Garda Síocha (Polícia da República da Irlanda) mantêm vigilância constante para a atividade de drones.

Esta foi a segunda vez consecutiva que foi decretada uma suspensão temporária das operações de voo no Aeroporto de Dublin pelo mesmo motivo. O uso de drones em áreas próximas ao aeroporto pode ser perigoso e pode interromper o tráfego aéreo, já que a colisão de uma aeronave com tais objetos poderia resultar em incidentes graves e até em acidentes.

Problema para a Ryanair

Além disso, no caso de Dublin, uma das principais bases da empresa low cost Ryanair, o atraso nos voos pode ser caótico para a rede da companhia. Isso porque seu modelo de negócios prevê que os aviões fiquem o menor tempo possível no solo e qualquer atraso leva pessoas a perderem conexões em outros aeroportos. Sobre o caso relatado acima, a aérea instou o governo local a agir rigorosamente.

Um porta-voz da Ryanair classificou como “inaceitável que, por dois dias seguidos, passageiros e voos de/para Dublin tenham sido interrompidos por aparente atividade de drones”.

“Ontem quatro aviões da Ryanair e mais de 700 passageiros tiveram os seus voos desviados para Shannon e Belfast, e novamente hoje outros quatro voos e 700 passageiros foram desviados e outros milhares tiveram os seus voos atrasados”, disse a Ryanair à imprensa irlandesa.

As autoridades estão exortando os proprietários de drones a serem conscientes das leis em vigor e a usar seus drones de forma responsável.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing lança site especial para defender o 787 das denúncias de...

0
O fabricante de aviões Boeing criou um site especial na internet para defender o modelo 787 Dreamliner contra novas acusações de segurança