DroneSHOW em São Paulo terá palestras e estande do Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Imagem: Reprodução / DECEA, via YouTube

O DroneSHOW 2023, evento que acontece entre a terça e a quinta-feira, 9 a 11 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, contará com a participação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por regulamentar o acesso ao espaço aéreo por drones no Brasil, o DECEA terá especialistas da seção de aeronaves não tripuladas realizando palestras no evento, que reunirá representantes da indústria, órgãos reguladores e pilotos de drones.

Haverá também um estande do Departamento para tirar dúvidas do público sobre normas, sobre o sistema de solicitação de voo, o SARPAS, e diversos outros assuntos.

No primeiro dia, a partir das 9h, o Capitão Jean Pierre de Castro Benevides, adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave não Tripulada do DECEA, fará uma apresentação sobre o “Aprimoramento do Controle do Espaço Aéreo”. O oficial explicará a função do Departamento na regulamentação dos drones no país, além de detalhar as principais mudanças previstas e seus benefícios aos pilotos remotos.

“Essas informações são importantes para que o usuário possa diferenciar a função de cada agência reguladora que trata do assunto drone. Também vou compartilhar com o público como foi construída a regulamentação até os dias de hoje e alguns detalhes sobre as mudanças que ocorrerão através da publicação da nova ICA 100-40”, explicou o Oficial.

Já no dia 10/05, às 9h, o Capitão Robson Batista Cunha dos Santos, Assessor da Seção de Planejamento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS), falará sobre a “Evolução do Projeto UAM do DECEA e expectativas para os próximos anos”. O especialista irá tratar dos esforços do Departamento no projeto de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) e seu potencial transformador para o futuro, permitindo novas possibilidades e aprimorando a eficiência e produtividade do transporte aéreo e de outras atividades correlatas de modo sustentável.

“O papel do DECEA é avaliar o impacto dessas novas tecnologias na sociedade e garantir que sejam desenvolvidas e implementadas de forma segura e responsável”, afirmou.

Fórum eVTOL

Pela primeira vez, o evento terá um fórum paralelo para tratar do assunto eVTOL, sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical, que tem se popularizado como “carro voador”, “táxi aéreo” ou “helicóptero elétrico”.

O fórum terá como mediador o gerente do projeto UAM do DECEA, Capitão Marcio André da Silva, e vai tratar dos desafios e oportunidades dessa tecnologia. O Oficial também vai realizar, às 9h do dia 10/05, uma apresentação sobre “eVTOL na Mobilidade Aérea Avançada”.

“Vamos tratar sobre o que é o eVTOL, o contexto histórico, o conceito de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e sua diferença do UTM, dentre outros assuntos”, adiantou o palestrante.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias