Início Acidentes e Incidentes

Durante o pouso, Airbus A350 da Qatar bate com a cauda no chão e fica danificado

Uma aeronave Airbus A350-900 da Qatar Airways, de matrícula A7-ALN, realizava o voo QR-614, de Doha (Qatar) para Islamabad (Paquistão), quando teve um incidente de tail strike no último domingo, 16 de abril. Esse tipo de ocorrência é registrada quando a cauda da aeronave atinge a pista durante o pouso ou a decolagem, devido um nariz muito elevado.

Segundo dados do The Aviation Herald, a aeronave se aproximava para pouso na pista 28L às 7h45 locais. Entretanto, o avião precisou arremeter, subir para 5000 pés e fazer uma nova aproximação. Após 15 minutos, o pouso foi concluído com sucesso.

Uma inspeção posterior ao pouso revelou que a aeronave sofreu o tail strike. Pela foto, compartilhada em redes sociais, não é possível determinar o nível de dano. Apesar de parecer superficial, apenas uma inspeção mais apurada poderá verificar se há condições de voo. Enquanto isso, a aeronave ainda se encontra no solo em Islamabad, aproximadamente 24 horas após o incidente.

No momento do evento, o observatório local registrou uma condição de tempo variável para a área, com 6000 metros de visibilidade, nuvens esparsas a 4.000 pés e céu encoberto a 10.000 pés. A temperatura registrada foi de 25 graus Celsius, com rajadas de vento de 25 nós, que poderiam ter contribuído para o incidente.

Rastreamento do voo: FlightRadar24
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile