Durante subida A320 da Azul tem falha de ventilação que lhe obriga a retornar à origem

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido na ocorrência

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu um registro de incidente, reportado pela companhia aérea Azul, no qual consta que os pilotos precisaram retornar ao aeroporto de origem, após uma falha técnica no sistema de ventilação. O incidente envolveu o Airbus A320neo de matrícula PR-YRK, que realizava o voo AD-4612, de Recife para Brasília, no Distrito Federal, no último dia 29 de março.

De acordo com informações do CENIPA e também dados da plataforma RadarBox, a aeronave decolou do Aeroporto dos Guararapes às 19h04, transportando 172 passageiros e 6 tripulantes. Durante a fase de subida, o Airbus apresentou a mensagem de falha na válvula do sistema de ventilação.

Ante o problema, os pilotos inciaram um padrão de espera e realizaram os procedimentos previstos nos manuais e checklist do fabricante. Na imagem vista abaixo, é possível observar a trajetória da aeronave durante as órbitas de espera (holding pattern), até o pouso seguro.

A chegada ao aeroporto de origem ocorreu 51 minutos desde a decolagem. A aeronave foi trasladada no dia 30 de março até Campinas, principal hub da Azul, mas apenas retornou à malha da empresa aérea no dia 22 de abril.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Boeing lança site especial para defender o 787 das denúncias de...

0
O fabricante de aviões Boeing criou um site especial na internet para defender o modelo 787 Dreamliner contra novas acusações de segurança