Início Variedades

Durante voo ao Irã, avião de luxo do presidente da Bielorrússia se disfarça duas vezes no radar

Imagem de simulador de voo

No último dia 26 de março de 2023, o Boeing 737 BBJ, que serve ao presidente da Bielorrússia, de matrícula EW-001PA, foi observado nas plataformas de rastreamento fazendo um voo um tanto estranho rumo ao Irã. A operação ocorreu poucos dias depois da aeronave ser sancionada pelos EUA e alguns cogitaram que ela seria repassada aos iranianos. No entanto, nada ainda foi confirmado.

O jato decolou às 15h11, horário de Minsk, usando o número de voo CPN-2703. Este indicativo é usado pela companhia aérea iraniana Caspian Airlines. Ao chegar ao Cazaquistão, a aeronave alterou o código hexadecimal do transponder e passou a ser identificada com a matrícula “HZ-ARA”, pertencente a um Boeing 787 da companhia Saudia, da Arábia Saudita.

Esta aeronave pertence ao governo da Bielorrússia e é usada como meio de transporte presidencial para o líder bielorrusso Alexander Lukashenko, atualmente sujeito às sanções dos Estados Unidos. Dois dias antes deste voo, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC) designou esta aeronave como propriedade bloqueada para negociações, de acordo com a EO-14038.

Ao chegar ao Irã, a aeronave pousou no aeroporto Mehrabad, em Teerã, que é usado para voos do governo. Tendo em conta que, no passado, muitas aeronaves que entraram na frota das companhias aéreas iranianas foram compradas por meio de companhias aéreas e empresas duvidosas, poderiam haver fortes indícios de que o EW-001PA seguiria o mesmo caminho.

O mistério, no entanto, aumentou, já que nos dias seguintes a aeronave foi vista novamente na Bielorrússia e depois fez um voo até Moscou no começo de abril. A visita ao Irã poderia soar normal, não fossem as trocas no código do transponder, que deram uma aura de mistério sobre quais seriam as intenções dos seus operadores.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile