Início Indústria Aeronáutica

Dutos do motor Trent 1000, do Boeing 787, devem ser revisados com mais frequência, diz EASA

Imagem: Azerbaijan Airlines

A Agência de Segurança da Aviação da União Européia (EASA) emitiu uma Proposta de Diretriz de Aeronavegabilidade (PAD) que solicita inspeções mais frequentes dos tubos do sistema de ar do motor Trent 1000 usado no Boeing 787 Dreamliner.

O PAD se aplicaria aos tubos de transferência de ar de pressão intermediária (IP) Estágio 8 (IP8), alta pressão (HP) Estágio 3 (HP3) e tubos de alimentação de ar IP8 da caixa do mancal dianteiro, incluindo os conectores do tubo. A consulta do PAD da EASA está aberta até 20 de abril de 2023 para que as operadoras possam enviar suas dúvidas sobre a diretriz.

Para esses componentes, a EASA afirmou que “foi portanto determinado que algumas inspeções mais frequentes são necessárias“. A agência destacou que se a condição não for detectada e corrigida pode afetar os fluxos internos de refrigeração e vedação do motor, podendo resultar em falha da parte afetada, com consequente dano ao motor e redução no controle do avião.

Para resolver o problema, a Rolls-Royce emitiu um Boletim de Serviço de Não Modificação de Alerta (NMSB), fornecendo instruções sobre como remediar. Os operadores serão obrigados a inspecionar o motor e a parte afetada durante a próxima visita à oficina qualificada. Posteriormente, os motores devem ser inspecionados durante a próxima visita a uma oficina de revisão em intervalos não superiores a 1.000 ciclos de voo do motor.

Se durante uma inspeção forem encontradas rachaduras, danos ou sinais de desgaste por vazamento de ar, será necessário substituir a peça afetada de acordo com as instruções da seção 3 do NMSB antes de liberar o motor para serviço.

Nem todos os jatos Boeing 787 Dreamliner do mundo são afetados, já que a maioria das empresas aéreas usa motores da General Electric, o GEnx.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile