
A capacidade de carga da DUX Express, nova empresa brasileira de frete aéreo, ganhou um reforço com a chegada do segundo Cessna C208B Grand Caravan. De registro PS-DUB (msn 208B0723, fabricada em 1998), a aeronave voou anteriormente no Chile pela Aerocord com marca CC-CFM.
A empresa aérea estreante é a divisão de transporte aéreo da empresa DUX Logistics, com grande presença no comércio exterior brasileiro. A companhia obteve seu Certificado de Operador Aéreo (COA) no dia 11 de novembro e prevê aumentar substancialmente sua frota em 2022, para chegar até 10 aeronaves.
A empresa está sediada em Jundiaí e faz voos por toda a região sudeste e sul, com operações esporáridas a outros lugares. A ideia no futuro é ter aeronaves alocadas em cada região do país e presença nacional. De início a operação se concentra no Cessna Grand Caravan, que pode pousar e decolar em pistas curtas e sem infraestrutura, mas a empresa já estuda aeronaves narrowbody para o futuro.
A DUX Logistics é uma empresa que atua no mercado brasileiro de logística, tendo uma grande frota de caminhões e acordos com as principais companhias aéreas do mundo. No ano passado, por exemplo, diante da vinda de materiais do exterior para combate à Covid-19, a Dux foi a responsável pela contratação do voo do Airbus A330neo da Azul Linhas Aéreas, enviado para a China para trazer uma carga de 400 respiradores e 1,6 milhão de testes rápidos de Covid-19.
Portanto, a empresa, que já tem longa e variada experiência no segmento de logística de transporte aéreo, agora parte para novos desafios com seus próprios aviões.