Início Empresas Aéreas

E eis que a TAP Air Cargo apresenta seu primeiro Airbus A330 adaptado e com novo nome

A TAP Air Cargo, braço de carga aérea da TAP Air Portugal, apresentou oficialmente o seu primeiro avião, um Airbus A330 de passageiros adaptado a cargueiro. O vídeo abaixo foi divulgado pela empresa para apresentar a aeronave (aguarde carregar).

Após muito mistério em torno da pintura, a empresa finalmente divulgou um vídeo mostrando detalhes do processo de conversão que foi feito na unidade da TAP M&E no Aeroporto de Portela em Lisboa. Pintar aviões com designação de cargueiros era algo que não acontecia na TAP desde 1980 quando a empresa utilizava um quadrijato Boeing 707 para função.

A empresa espera transportar toda a demanda gerada pela pandemia do coronavírus, seja devido à parada dos aviões de passageiros, seja pelo aumento das entregas do e-commerce, transporte de vacinas e outros. Até agora, a empresa já fez 300 voos em aviões adaptados para 30 destinos diferentes.

O Airbus da imagem é o A330-200 de matrícula CS-TOP e batizado de Pedro Nunes, em homenagem ao reconhecido matemático, navegador e cartógrafo português. A aeronave foi entregue em 2008 diretamente da Airbus para a TAP e, desde então, tem voado pela companhia lusa, inclusive em voos ao Brasil. Em dias normais antes da pandemia do coronavírus, ela levava até 269 passageiros, sendo 25 na Executiva e 244 na Econômica.

A expectativa é que outro jato, de matrícula CS-TON, também seja adaptado para cargueiro, também sem a instalação da porta de carga, mas que igualmente terá os adesivos TAP Air Cargo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile