Início Acidentes e Incidentes

É falso que um jumbo 747 quase colidiu com um A320 que teria invadido a pista em Joanesburgo

Diversas publicações da mídia, incluindo algumas de de aviação, noticiaram que uma aeronave Boeing 747-8I da Lufthansa quase colidiu com um Airbus A320 da South African Airways na pista de Joanesburgo, neste final de saemana, mas isso não é verdade.

Se olhados apenas os dados do FlightRadar24 (abaixo) a interpretação será a de que a aeronave da Lufthansa acelerava para decolar da pista 03L enquanto um A320 cruzava a mesma pista. O A320 conseguiu atravessar antes da chegada do Boeing, que não prosseguiu com sua decolagem, mas reduziu a velocidade e saiu da pista mais à frente.

Este cenário, de uma “quase colisão na pista”, virou um prato cheio para vários veículos de imprensa, que noticiaram com bastante alarde. No entanto, como bem detalhou o The Aviation Herald, bastante conhecido por reportar há muitos anos, casos de incidente e acidentes, a realidade é outra.

O AvHerald detalha que o Boeing 747-8 estava liberado para alinhar na pista 03L e assim o fez. Porém, a tripulação não gostou da tempestade que viu no radar meteorológico e decidiu não prosseguir com a decolagem naquele momento. Por conta disso, os pilotos alemães seguiram em baixa velocidade pela pista até sair dela mais adiante.

Enquanto isso, como o jato da Lufthansa estava em taxiamento, a torre liberou o A320 para atravessar a pista. A aeronave da Lufthansa decolou um pouco mais tarde sem incidentes. Tudo seguro e tudo normal.

Não houve quase colisão na pista. Não ocorreu nenhuma incursão na pista. Não houve proximidade entre as aeronaves. Não houve rejeição de decolagem. Tudo ocorreu como deveria, de acordo com as normas do tráfego aéreo.

Assista abaixo à gravação do FlightRadar24 que levou à interpretação errônea. A própria South African Airways (SAA) emitiu uma nota a respeito do caso, explicando a mesma coisa dita acima.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile