EASA certifica a aeronave turboélice regional da ATR movida pelo novo motor PW127XT-M

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) certificou as aeronaves ATR 72 e 42 equipadas com o novo motor Pratt & Whitney Canada PW127XT-M. A nova série de motores permite eficiência de nível superior e tempo de vida estendido (XT), trazendo redução de 20% nos custos de manutenção e melhoria de 3% no consumo de combustível em comparação com os PW127-M.

Revelado no Dubai Airshow em 2021, o novo motor PW127XT-M construído especificamente para esse fim entrará em serviço com o cliente de lançamento Air Corsica antes do final do ano.

“Receber a certificação de tipo da EASA é um passo importante para a entrada em serviço deste novo motor em nossa aeronave ATR”, diz Stephane Viala, vice-presidente sênior de engenharia da ATR. 

“As equipes da ATR têm trabalhado com os parceiros da Pratt & Whitney Canada e as autoridades para garantir a certificação e aproximar-se de fornecer aos clientes aeronaves turboélice regionais ainda mais econômicas e sustentáveis. Com benefícios de custo de manutenção, economia de CO2 e capacidade de voar com combustível sustentável (SAF), ajudará companhias aéreas como a Air Corsica, nosso cliente de lançamento, a cumprir suas promessas do setor em relação à aviação de baixa emissão”, finalizou Viala.

“A certificação de aeronaves ATR movidas por nosso motor PW127XT-M é uma boa notícia para o segmento de Aviação Regional, pois oferece 40% mais tempo em asa (sem manutenção), 20% menos custos de manutenção e 3% de melhoria no consumo de combustível em relação ao PW127-M”, disse Anthony Rossi, vice-presidente de vendas e marketing da Pratt & Whitney Canada. 

“A ATR e a P&WC trabalharam diligentemente para obter essa certificação menos de um ano após o lançamento do mecanismo revolucionário. Parabenizamos a ATR por este importante marco”, concluiu.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias