EASA concede certificação de tipo suplementar para o primeiro A320 P2F do mundo

A Elbe Flugzeugwerke (EFW), um centro especializado em conversões de cargueiros da Airbus, recebeu o Certificado de Tipo Suplementar (STC) da European Union Aviation Safety Agency (EASA) para sua aeronave A320 Passenger-to-Freighter (P2F). A companhia é a primeira do mundo a converter um jato A320 de passageiros para carga.

Além dele, a EFW também converte outras aeronaves, que incluem o Airbus A330-200P2F, A330 300P2F e A321P2F.

O A320P2F é a segunda variante das soluções P2F de fuselagem estreita da Airbus. Semelhante à variante A321P2F, o A320P2F é fruto de uma colaboração entre a EFW, ST Engineering e Airbus, com a EFW liderando o programa geral, bem como os esforços de marketing e vendas. 

O protótipo da aeronave A320P2F é de propriedade do braço de leasing de aviação da ST Engineering. 

O A320P2F é capaz de acomodar 10 posições de contêiner e 1 palete no deck principal e sete posições de contêiner no deck inferior. Dada a sua carga útil bruta de até 21 toneladas, um alcance máximo de 3.426 quilômetros e o volume total utilizável em contêineres de 159 metros cúbicos, a aeronave tem 85% de eficiência de porão. Isso torna o A320P2F uma plataforma ideal para atender o mercado de comércio eletrônico em rápido crescimento globalmente.

Para atender à crescente demanda por conversões de cargueiros, a ST Engineering e a EFW estão estabelecendo novos locais de conversão na China e nos EUA este ano e estão aumentando a capacidade de conversão de todos os seus programas Airbus P2F para mais de 60 slots por ano até 2024.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias