Início Variedades

easyJet vai proteger o meio ambiente melhorando a forma como os aviões pousam

A easyJet anunciou que atualizar a sua frota da Família A320 com a “Otimização do Perfil de Descida” (DPO) e “Aproximação de Descida Contínua” (CDA) da Airbus, um aprimoramento que visa à economia de combustível e que é carregado no banco de dados de desempenho do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) da aeronave.

Com ele, o computador da aeronave calcula a forma ideal da aeronave descer para gastar menos combustível. A companhia aérea europeia de se tornará a maior operadora do mundo usando essas soluções combinadas.

As funções DPO e CDA permitem que a aeronave desça da altitude de cruzeiro usando apenas o empuxo do motor em marcha lenta. Isso reduz o consumo de combustível e as reduções associadas de CO2 e NOx (emissões de óxido de nitrogênio), bem como o ruído.

Para aumentar ainda mais a redução de combustível e o impacto do ruído, o DPO e o CDA maximizam o tempo gasto em nível de cruzeiro, não iniciando a descida muito cedo e removendo o estágio de “nivelamento” na parte inferior da descida, quando os motores da aeronave geralmente são acelerados novamente, para gerar empuxo para manter o voo nivelado antes da aproximação final do pouso.

Otimizações da Airbus

A otimização da trajetória de voo é um dos principais fatores para melhorar a eficiência em cooperação com o Controle de Tráfego Aéreo. Ao otimizar as trajetórias de descida de suas aeronaves e reduzir o fluxo de combustível para os motores, decorrente da configuração de empuxo mais baixa durante a fase de descida, a easyJet economizará mais de 98.000 kg de combustível por ano por aeronave em toda a sua rede na Europa.

Isso reduzirá as emissões de CO2 em mais de 311 toneladas por ano por aeronave, ou 88.600 toneladas de CO2 por ano para toda a frota da Família A320, representando uma contribuição significativa para operações de voo mais sustentáveis.

Após a atualização, que estará em vigor até o final de 2023, toda a frota da easyJet, de mais de 300 aeronaves Airbus A320, será equipada com DPO e adicionalmente CDA nas aeronaves compatíveis.

Para ajudar no processo de venda da solução, a Airbus criou até uma Calculadora de Otimização do Perfil de Descida da Airbus, que permite ver a economia de combustível e de emissões.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile