Edital de concessão do aeroporto de São José dos Campos é finalmente lançado

Aeroporto de São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos, interior de São Paulo, lançou na última quinta-feira (23) o edital de concorrência pública internacional do aeroporto Prof. Urbano Stumpf. O edital é a última etapa para concessão do aeroporto à iniciativa privada e ocorre apenas um ano depois da municipalização do terminal. São José dos Campos reivindicava a gestão do aeroporto há pelo menos 25 anos.

A concessão faz parte do Plano de Gestão 2021/24 e e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O objetivo é otimizar o uso do terminal com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e passageiros.

De acordo com o edital lançado nesta semana, o lance mínimo para a concessão é de R$ 5,1 milhões. Também estão previstos outros investimentos no terminal ao longo da concessão que tem prazo de 30 anos. A abertura das propostas está prevista para 21 de fevereiro.

O convênio de gestão com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que terminaria no dia 31 de dezembro foi prorrogado para 30 de abril.

Concessão

O convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Infraestrutura, que permitiu a municipalização do terminal, foi publicado em 2 de dezembro de 2020.

O processo de concessão teve início em janeiro deste ano com a publicação do chamamento público para elaboração dos estudos técnicos.

Em agosto foram realizadas um total de 6 audiências públicas em todas as regiões da cidade para coletar as colaborações dos munícipes para a elaboração da versão final do edital.

Além do transporte de passageiros, o aeroporto tem um enorme potencial de mercado, inclusive internacional, para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário.

O aeroporto obteve em 2014 investimentos de R$ 16 milhões para sua modernização. Várias foram as melhorias realizadas, com destaque para a ampliação do terminal de passageiros, que passou a ter 5.902 m² e capacidade de atendimento de até 700 mil passageiros por ano.

O sítio aeroportuário conta com uma área de 1.197.580,66 m². A capacidade de movimentação de cargas é estimada em 14,5 mil toneladas por ano.

Informações da Prefeitura de São José dos Campos

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião Cessna C208B Grand Caravan Azul Conecta

Piloto da Azul pede pouso urgente após passageiro evacuar a bordo...

0
Um caso interessante foi registrado na frequência de rádio do Controle de Tráfego Aéreo do Rio de Janeiro, na manhã neste sábado (26)