Início Aeroportos

Eduardo Paes quer reduzir pela metade os voos no Santos Dumont

As recentes discussões sobre o Aeroporto Santos Dumont e o Galeão, no Rio de Janeiro, estão quentes e agora o prefeito carioca apoia uma medida drástica.

Divulgação – Infraero

O debate atual gira em torno da proposta que já vinha do Governo Federal anterior e está sendo mantida pelo governo Lula, de que o Santos Dumont seja privatizado junto do Galeão, que será relicitado. Segundo o jornal O Globo apurou, uma das propostas para isso é de limitar em 9 milhões de passageiros por ano o Santos Dumont, em torno de 10% a menos que os números atuais do aeroporto central carioca.

A proposta também inclui um pacote de compensações pela RIOgaleão, atual concessionária do Aeroporto Internacional, que teria que investir em mobilidade urbana para facilitar acesso à Ilha do Governador (principal ponto de crítica por passageiros hoje) e também assumir o pequeno Aeroporto de Resende, no Vale do Paraíba Fluminense.

Em meio a constestações da viabilidade desse plano, já que estas obras exigiriam mais dinheiro de uma concessionária que quer devolver o aeroporto por estar tendo prejuízo, o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), comentou a matéria do jornal.

Inicialmente, Paes afirmou que topa reduzir o imposto ISS no Galeão para atrair de volta os lojistas que têm saído do local pelos altos custos de aluguel. Mas ele criticou a proposta do Governo Lula de reduzir em apenas 10% os voos no Dumont: “Agora não venham com essa conversa de 9 milhões de passageiros no Santos Dumont. O número é próximo de 6 milhões – e eles sabem disso! Resposta dada!”, afirmou o político em seu Twitter.

O prefeito também falou que a conversa deveria ser focada na coordenação dos aeroportos e a criação de um hub regional no Galeão, sem dar detalhes como se daria isso e quais empresas aéreas poderiam participar. Está prevista uma reunião no próximo dia 24 entre os governos municipal, estadual e federal para tratar do assunto e dar prosseguimento à nova concessão.

Sair da versão mobile