eFlyer800: Nova aeronave elétrica é apresentada com foco em transportes regionais

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A empresa americana especializada no projeto e fabricação de aeronaves elétricas Bye Aerospace anunciou, no último dia 22 de maio, um avião da classe bimotor elétrico de oito lugares, o eFlyer 800, em resposta à crescente demanda por aviões regionais totalmente elétricos com custos operacionais significativamente reduzidos, além de maior capacidade e utilidade.

Imagem: Bye Aerospace

As estimativas de desempenho para o eFlyer 800 incluem velocidade de cruzeiro de até 320 nós e alcance de 500 milhas náuticas, com reservas IFR de 45 minutos em velocidade de cruzeiro normal de 280 nós. Os recursos de segurança incluem dois motores elétricos montados na asa, baterias quádruplas e um paraquedas completo para avião.

Recursos potenciais adicionais incluem sistema de aterrissagem automática de emergência, algoritmo inteligente, garantindo proteção de envelope, prevenção de terreno e rota para aterrissagem automática de emergência, e também uma opção para células solares de energia suplementar e táxi elétrico na roda. 

Imagem: Bye Aerospace

A configuração de 8 lugares do avião consiste em até sete passageiros e um ou dois pilotos. O eFlyer 800 terá apenas um quinto dos custos operacionais dos turboélices semelhantes tradicionais e é voltado para os mercados de táxi aéreo, carga aérea, transporte regional e charter.

O CEO da Bye Aerospace, George E. Bye, comentou:

“O eFlyer 800 é o primeiro avião com tecnologia de propulsão totalmente elétrica que atinge desempenho e segurança turboélice sem CO2 e custos operacionais extremamente baixos. Este tipo de economia e desempenho notáveis ​​é possibilitado pelo sistema de propulsão elétrica e tecnologia avançada de célula de bateria que resulta em densidades de energia significativamente maiores.”

Imagem: Bye Aerospace

A Bye Aerospace e a Safran estão avaliando, atualmente, o motor elétrico mais eficiente para o eFlyer 800 (motores elétricos duplos ENGINeUS e distribuição elétrica GENeUSGRID e sistema de proteção de rede).

O vice-presidente executivo e gerente geral de energia da Safran Electrical & Power, Hervé Blanc, disse:

“As linhas de produtos Safran com motores ENGINeUS, classificados de 50kW a 500kW / 1MW e sistemas GENeUSGRID, encaixam-se perfeitamente com o portfólio de aeronaves eletrônicas da Bye Aerospace. Com base na nossa cooperação de sucesso na eFlyer2 e eFlyer4, estamos muito orgulhosos de trazer nossa melhor experiência para apoiar a Bye Aerospace no design do novo eFlyer 800.”  

A Bye disse que acordos de depósito de clientes estão completos, e vários deles com empresas de táxi aéreo, carga aérea e fretamento aéreo dos Estados Unidos e da Europa. “Detalhes sobre esses acordos serão anunciados em breve, e assim que forem finalizados”, disse ele.

A Bye Aerospace está em processo de obtenção da certificação FAA Part-23 para o eFlyer 2 para a missão de treinamento de voo profissional e o eFlyer 4, de quatro lugares, para uso em táxi aéreo, carga e treinamento avançado. 

Imagem: Bye Aerospace

A Bye Aerospace estima que o eFlyer acabará eliminando a liberação de milhões de toneladas métricas de CO2 a cada ano, assim que suas entregas começarem e a frota de aviação geral for substituída.

Possíveis concorrentes

A nova aeronave apresentada pela Bye Aerospace seria um possível concorrente direto do Cessna C208 Grand Caravan e do Tecnam P2012 Traveller, em termos de passageiros. Ambas aeronaves são usadas em rotas regionais, para passageiros ou cargas, assim como seria com o eFlyer 800.

Com informações da Bye Aerospace

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias