Eis que o Airbus A380 ainda terá futuro em mais uma companhia aérea, a Korean Air

Avião Airbus A380 Korean Air

Até meados do ano passado, a Korean Air não via mais futuro para o superjumbo Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. No entanto, parece que esse jogo virou, com a empresa já até programando o retorno do quadrimotor na rota entre Seul e Nova Iorque.

Desta forma, a maior companhia aérea coreana se torna mais uma a reativar o gigante jato da Airbus, fazendo o contrapeso àquelas empresas que já aposentaram o avião. A volta do A380 está, por ora, agendada para julho de 2022 e acompanha um otimismo com a retomada da demanda por viagens internacionais, fortemente impactada desde o começo de 2020, quando a pandemia foi declarada.

À imprensa, a empresa aérea é comedida, mas confirma a volta da aeronave. “Confirmamos que nossa frota de A380 servirá a rota para o JFK, com a ressalva de que estamos executando um cronograma de frota flexível para atender às flutuações de demanda e operacionais. As aeronaves implantadas em nossa rede estão sujeitas a alterações no futuro próximo”, disse a empresa.

Além de Nova Iorque, a Korean Air usava o A380 em voos para Los Angeles, além de Londres, Paris e Frankfurt, todos aeroportos com alta demanda e, ao mesmo, com restrições de horários de pousos e decolagens, fazendo com que o avião da Airbus, por sua capacidade única, fosse a melhor escolha para levar mais viajantes.

A Korean Air, após a fusão concluída com a Asiana, se tornará uma das maiores operadoras de Airbus A380 do mundo, com um total de 16 aeronaves na frota. Entretanto, a empresa ainda não declarou quantas dessas aeronaves voltarão à vida operacional.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias