
A companhia aérea de bandeira de Israel, a El Al, decidiu por suspender temporariamente todos os voos para a Rússia como medida de segurança. Hoje, são feitos cinco voos semanais entre Tel Aviv e Moscou, que serão suspensos por ao menos 7 dias, como informa o jornal Times of Israel.
A El Al comunicou que na próxima semana fará uma nova avaliação para julgar se é seguro voltar a voar na Rússia.
A decisão foi tomada logo após as primeiras evidências surgirem indicando que o Embraer E190 da Azerbaijan Airlines foi derrubado por um sistema antiaéreo russo enquanto sobrevoava a Chechênia, parte da Rússia.
Um fato interessante é que os aviões da El Al são equipados com sistema de detecção de travamento de mísseis, e possuem algumas contramedidas para evitar o abate.
As informações preliminares dão conta que o E190 foi abatido por um sistema antiaéreo Pantsir, que usa mísseis guiados por radar, que podem ser apenas despistados com chaffs, que são pedaços metálicos refletivos soltados no ar para embaralhar a leitura das ondas de rádio que compõe o radar.
Já os flares, que são sinalizadores que emitem uma fonte intensa de calor e servem apenas para tentar confundir mísseis infravermelhos.