El Dorado desbanca Guarulhos como o segundo aeroporto mais movimentado da América Latina

Foto: Aeroporto de Bogotá

O segundo ano de reativação após a pior fase da pandemia da COVID-19 trouxe uma surpresa para o mercado de transporte aéreo da América Latina e Caribe: o Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, desbancou o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, como o segundo mais movimentado para passageiros da América Latina e do Caribe, o que representa uma conquista histórica para a Colômbia.

Entre janeiro e dezembro de 2022, 35,5 milhões de passageiros viajaram por El Dorado (11 milhões a mais que em 2021), enquanto 34,4 milhões viajaram por Guarulhos (9,7 milhões a mais que no ano anterior).

“Recebemos esta notícia com orgulho e satisfação, pois é resultado de um trabalho árduo que temos feito junto com toda a comunidade aeroportuária, para fazer de El Dorado a porta de entrada da América Latina e promover o turismo nacional e internacional”, disse Natalí Leal , Gerente Geral da OPAIN.

“Na OPAIN, continuaremos trabalhando para oferecer infraestrutura e avanços tecnológicos, para continuar atendendo à crescente demanda de passageiros e oferecer um serviço melhor a cada dia a todos os nossos usuários que se conectam com a Colômbia e o mundo”, acrescentou.

Da concessionária destacaram que em 2022 receberam quatro novas companhias aéreas: Plus Ultra, Arajet, Turpial Airlines e Ultra Air, enquanto a malha de destinos chega a 42 cidades colombianas e 46 no exterior. Tudo isto, afirmaram, resultou de um trabalho conjunto entre a OPAIN, as companhias aéreas, a Aeronáutica Civil, a Agência Nacional de Infraestruturas, Migrações, outras autoridades e empresas da comunidade aeroportuária.

Nas últimas décadas, o aeroporto de Guarulhos havia se firmado em segundo lugar, atrás do Aeroporto Internacional da Cidade do México, mas em 2010, graças à decolagem da economia brasileira e do mercado aéreo, o principal aeroporto de São Paulo, pela primeira vez , conseguiu superar o mexicano como de maior tráfego na América Latina e no Caribe, posição na qual permaneceu até 2015. A partir de 2016, o AICM voltou a liderar a região.

Claro, isso sempre considerando aeroportos individuais, pois comparando as regiões metropolitanas, São Paulo, com seus três aeroportos comerciais (Guarulhos, 34,4 milhões; Congonhas, 18 milhões; e Viracopos, 11 milhões) se move para a primeira posição.

2023

Olhando para o futuro, segundo dados levantados pela Aviacionline por meio do Cirium, até 2023 as companhias aéreas programaram uma oferta de 51,2 milhões de assentos no aeroporto de Guarulhos, enquanto no El Dorado são 49,2 milhões.

Claro que existem muitos fatores que podem influenciar se a capacidade é ajustada para cima ou para baixo em ambos os aeroportos, assim como a demanda responde de forma diferente em cada mercado, mas tudo indica que este ano eles estarão novamente frente a frente. O Aeroporto Internacional da Cidade do México continuará bastante destacado do segundo lugar com uma oferta de 61,2 milhões de lugares.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias