Início Novidades

Ele já era médico, astronauta e sniper de elite, e agora é piloto de avião

Conhecido por suas inúmeras habilidades, Jonny Kim registrou hoje mais um marco na sua carreira: pilotou, pela primeira vez, um avião.

Após seu primeiro voo solo, num T-6 Texan II | Divulgação – Jonny Kim

A história profissional de Jonny Kim, um americano nascido em Los Angeles, mas de família sul-coreana, começa de verdade na sua infância. Ele, que é hoje Doutorado em Medicina por Harvard e Tenente Comandante (equivalente à Capitão de Corveta), sofreu abusos domésticos de seu pai durante a infância.

A situação na sua casa era tão crítica que Kim chegou a sacar uma arma e apontá-la para o próprio pai quando era criança. Posteriormente, esta mesma arma foi utilizada por seu pai para ameaçar ao jovem, seus irmãos e sua mãe, mas com a chegada da polícia começou uma troca de tiros, onde o pai foi morto.

Traumatizado pelos problemas com o seu pai, Jonny tinha muito medo, mas ao conhecer o Comando de Operações Especiais da Marinha dos EUA (US Navy), encontrou um local que poderia se fortalecer, por dentro e por fora.

Histórico militar lendário

Aos 18 anos, ele então se alistou na US Navy para fazer diretamente a prova para se tornar um Navy SEAL, que são as unidades de operações especiais anfíbias dos EUA. Após passar por um rigoroso teste, ele foi designado ao time 3 (SEAL Team 3) na costa leste e foi para o Iraque em 2003. Já graduado nas especialidades de médico de combate e atirador de elite e escolta (Scout Sniper), ele fez parte de uma das mais lendárias unidades dos SEALs.

Kim serviu juntamente com Marc Alan Lee, Chris Kyle, Michael A. Monsoor, sendo liderados por Jocko Willink. Todos estes marinheiros foram agraciados com altas condecorações, sendo que Chris Kyle é conhecido mundialmente por ser o sniper americano mais letal da história, e sua trajetória foi contada no filme “Sniper Americano”, interpretado por Bradley Cooper.

Divulgação – Jonny Kim

Michael Monsoor recebeu a Medalha de Honra após sua morte e hoje um navio cruzador leva seu nome. Marc Alan teve seu nome colocado no Centro de Treinamento dos SEALs em sua memória, e também é retratado no filme que homenageia Chris Kyle.

A unidade, na época, ficou conhecida pela alta letalidade e também pelo símbolo da caveira do personagem “O Justiceiro” (The Punisher), da Marvel, que era estampado nos coletes. A popularidade e os mitos em torno dos SEALs cresceram muito após o fim da campanha da unidade que Kim participava, principalmente pelos livros e filmes lançados sobre as histórias de combate do time 3.

Matemático, Médico e Astronauta

Ainda como militar, Kim decidiu estudar Matemática na Universidade de San Diego, onde se formou em 2012 e passou então de praça (alistado) para oficial da reserva. Mas sua paixão por salvar vidas foi mais forte e em seguida ele foi para Harvard, onde se formou médico e obteve um Doutorado.

Porém seu tempo como médico foi curto, e apenas um ano após sair de Harvard, decidiu entrar na NASA para virar astronauta. No ano passado, 2021, ele foi então selecionado para complementar o time da Estação Espacial Internacional.

Divulgação – Jonny Kim

Como o lançamento está previsto para ser feito na Rússia com o foguete Soyuz (ainda mas pode mudar devido à Invasão da Ucrânia), Kim também aprendeu russo para poder melhor se comunicar com seus colegas de missão.

Além da ida até a ISS, ele também está sendo treinado para fazer um pouso na lua em 2024. E por causa disso se tornou um piloto de avião.

Piloto de Avião

Já tem algum tempo Jonny que Kim faz voos de treinamento nos aviões T-38 Talon (do mesmo projeto do Northrop F-5E que equipa a FAB) e também no T-6 Texan II. Praticamente todos os astronautas da NASA são pilotos, para poderem operar os veículos espaciais.

Jonny e o T-38 © Robert Markowitz – NASA

Até que, hoje, o médico-matemático-sniper-astronauta divulgou que se tornou um aviador de verdade, tendo realizado seu primeiro voo solo (sozinho) a bordo de um Texan II da Marinha.

Em 2024, quando completar 40 anos, ele pode ser o primeiro Navy SEAL, primeiro médico, primeiro matemático e primeiro homem de origem coreana a pousar na lua, quebrando outro recorde, novamente.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A