Início Variedades

Elefante de 4 mil quilos, que sofria maus tratos, embarca de volta para casa em avião cargueiro

Foto: The Nation

Neste final de semana, um elefante asiático chamado Muthu Raja chegou finalmente à Tailândia após duas longas décadas longe de seu local de nascimento. O transporte foi realizado a bordo de uma aeronave de carga do modelo Ilyushin IL-76.

Anteriormente, este grande mamífero fora presenteado a um templo budista no Sri Lanka pelo governo tailandês como um gesto de boa vontade. No entanto, reclamações da RARE (Rally para os Direitos dos Animais e Meio Ambiente) começaram a surgir ano passado, alegando que o animal estava sendo negligenciado médica e fisicamente enquanto ainda estava alojado no templo.

Como resultado, as autoridades tailandesas ordenaram que o elefante passasse por exames médicos. O governo do Sri Lanka então concordou com a exigência, fazendo com que Muthu Raja fosse transferido para o Jardim Zoológico Nacional do Sri Lanka, onde foi confirmado que ele sofria com dois grandes abscessos e sentia dores constantes.

Entretanto, o zoológico não possuía as instalações para tratá-lo completamente, de modo que a transferência para a Tailândia tornava-se obrigatória. E assim, na última terça-feira 2 de julho, Muthu Raja começou sua viagem de volta à Tailândia, embarcando primeiro num Ilyushin Il-76.

A bordo da aeronave de carga havia além do mamífero, dois veterinários, três representantes tailandeses, todos os responsáveis pelo bem-estar de Muthu Raja. Antes de seu embarque, os monges budistas cantaram e oraram por sua segurança.

Aterrando em Chiang Mai, o ministro tailandês do Meio Ambiente, Varawut Silpaarcha, confirmou que Muthu Raja chegou em ótimas condições e está agora em quarentena em um hospital de elefantes para tratamentos hidroterápicos.

O custo total desse voo de repatriação foi de aproximadamente US$ 700.000. Muthu Raja será então transferido para uma reserva natural próxima, onde poderá passar seus anos de aposentadoria em paz.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile