Início Aviação Militar

Elefantes levantam voo 24 vezes e contribuem para salvar 16 vidas, em sete dias

Foto: FAP

Os últimos dias têm sido ocupados para os militares da Esquadra 502 – “Elefantes” que, entre transportes médicos aéreos, missões de vigilância e reconhecimento e transporte aéreo geral, contabilizaram no espaço de uma semana 24 missões de interesse público.

De 30 de março a 5 de abril, nas asas dos Elefantes foram transportadas 16 pessoas de urgência, 12 no Arquipélago da Madeira e quatro nos Açores. Estas missões contribuíram para que os doentes fossem transportados para outras zonas do país, por forma a receberem cuidados de saúde diferenciados.

Ainda durante este período, a Esquadra 502 acompanhou uma missão de resgate – protagonizada pela Esquadra 751 – “Pumas” –, de uma jovem de 19 anos que necessitava de assistência médica urgente quando se encontrava a bordo de um navio.

Além dos transportes médicos aéreos, a Esquadra 502 representa o país em cenários internacionais, estando neste momento uma tripulação e um avião C-295M destacados em Málaga, ao serviço da Agência FRONTEX, da OTAN.

Ao longo desta semana, os “Elefantes” realizaram voos de vigilância e reconhecimento no Mar Mediterrâneo, com o objetivo da salvaguarda da vida humana, da prevenção de migração ilegal e do tráfico de seres humanos, bens e armamento. No período citado acima, foram 24 as vezes que estes militares abdicaram de dias e noites passados em família para garantirem o sucesso da missão que lhes estava atribuída.

Informações da Força Aérea Portuguesa

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.