O bilionário Elon Musk, dono da Tesla, da SpaceX e do Twitter, acompanhará junto de Donald Trump o resultado das eleições americanas, mas tentou disfarçar a viagem.
Conhecido por ter sido um dos principais apoiadores do ex-presidente americano na campanha à reeleição, Musk fez sorteios milionários nas últimas semanas para qualquer pessoa que assinasse uma petição que declara apoio à 1ª e 2ª emendas da constituição americana, que garantem os direitos básicos de livre expressão e acesso às armas.
Apesar de ter nascido na África do Sul, Musk se tornou cidadão americano muitos anos atrás. Hoje inclusive votou em Austin, no estado do Texas.
Logo após exercer o seu direito de voto na cidade texana de Brownsville, na fronteira com o México, e onde é um dos pontos de lançamento de sua empresa espacial, a SpaceX, Musk pegou seu jato e neste momento está indo para Palm Beach, na Flórida.
É nesta cidade do outro lado do Golfo do México que Trump está acompanhando os resultados das eleições, dentro do seu resort particular. A apuração iniciou-se às 19h00 no horário de Brasília, mas deverá perdurar ao longo da semana, a depender do ritmo de cada estado.
No final da tarde, começaram a surgir rumores de que Musk e Trump iriam passar a noite juntos acompanhando a apuração pela TV no resort do empresário.
Musks team by using the FAAs PIA program with a ForeFlight callsign made his plane easier to track! Usually Musk’s plane is blocked by being on the LADD blocking program. But by using the ForeFlight callsign the plane is not present on LADD. This is allowing his plane to be… pic.twitter.com/nESngFptz8
— Jack Sweeney (@Jxck_Sweeney) November 5, 2024
Musk é conhecido por ser contra o rastreamento público de aviões privados, tendo processado o jovem americano Jack Sweeney, que automatizou o rastreamento e publicação dos voos do empresário no próprio Twitter, sendo inclusive um dos motivos pelos quais o bilionário comprou a rede social e a renomeou de X, apesar de não ter banido nenhuma das contas de rastreamento.
Apesar de Musk ocultar a matrícula do seu jatinho Gulfstream G650ER e entrar em um programa do próprio governo americano que visa dar maior privacidade aos voos executivos, Sweeney conseguiu relacionar os voos e apontar com precisão onde está o avião, mesmo sem a matrícula visível.
Usando o código de voo FFL1460, do aplicativo ForeFlight, utilizado por pilotos para planejamento de voo, o G650ER decolou de Brownsville em direção a Palm Beach, onde pousará às 18h30 no horário local (20h30 em Brasília). É possível acompanhar este voo na plataforma RadarBox clicando aqui ou na janela abaixo: