Em ato inédito, Japão envia avião Boeing 767 com equipamentos para a defesa ucraniana

Imagens: NHK

Uma aeronave KC-767 (versão militar do Boeing 767) da Força de Auto Defesa Japonesa (JSDF) aterrissou na Polônia com mantimentos, coletes e capacetes à prova de balas para ajudar a Ucrânia, enquanto o país tenta se defender das forças russas.

A aeronave de transporte deixou a Base Aérea de Komaki, na província de Aichi, na noite de terça-feira. O avião foi saudado pelos militares japoneses antes da partida, mostram as imagens gravadas pela rede NHK.

Esta é a primeira vez na história que a SDF fornece coletes à prova de balas para outro país. O governo japonês decidiu fornecer suprimentos não letais em resposta a um pedido da Ucrânia. Os itens também incluem roupas pesadas de inverno e suprimentos alimentares de emergência.

As diretrizes japonesas sobre a transferência de equipamentos de defesa proíbem o fornecimento de itens às partes em conflito. O governo, no entanto, explicou a Ucrânia não se encaixa nessa definição e que o objetivo é restaurar a paz e segurança internacionais.

O Ministério da Defesa do Japão planeja entregar mais equipamentos e suprimentos para a Ucrânia assim que estiverem prontos. O vídeo abaixo mostra o embarque da carga e a saudação pré-decolagem.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias