Em anúncio confuso, EUA dizem que a Força Aérea da Ucrânia aumentou de tamanho

Em um anúncio no final da tarde da segunda-feira (19), o Pentágono informou à mídia internacional que teria ajudado a fortelecer a Força Aérea da Ucrânia com novos caças. O anúncio, que foi divulgado pela agência AFP, é um tanto confuso.

O porta-voz as forças armadas americanas, John Kirby, foi cuidadoso com as palavras, anunciado apenas que “hoje, eles [a Ucrânia] têm mais jatos de combate à disposição do que duas semanas atrás” e que “sem entrar nos detalhes sobre quais países estão fornecendo, eu diria que eles receberam aviões adicionais e peças de reposição para aumentar sua frota e mantê-la operacional”.

“Certamente ajudamos com o transbordo de algumas peças de reposição que ajudam com as necessidades de suas aeronaves, mas não transportamos aeronaves inteiras”, disse Kirby, segundo relata a Reuters.

Ou seja, não há mais nada além disso, nem detalhes e nem fotos que possam evidenciar o que os militares americanos estão informando, tornando o anúncio criticado nas rede sociais. Alguns comentam que poderiam ser partes de jatos MiG-29 da Eslováquia, da Polônia ou de ambas, que ajudariam a fazer a manutenção dos aviões ucranianos, mas não há nada concreto que permita confirmar.

O fato de serem mencionadas “partes de aeronaves” também teve críticas, jpa que isso não deve ajudar muito aos militares ucranianos, que eles necessitam de jatos de combate imediatamente disponíveis.

Desde o início da guerra, a Ucrânia tem pedido ajuda ocidental com armamento, em especial caças, para que possa aumentar a defesa de seu espaço aéreo. Outra demanda dos ucranianos foi pela criação de uma zona de exclusão aérea sobre seu território. No entanto, os países se mostraram reticentes em apoiar tais ideias, haja visto que tais gestos poderiam ser interpretado como sua entrada na guerra.

Por fim, com apenas o anúncio verbal do Pentágono, não é possível concluir muito acerca da ajuda com essas aeronaves.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias