Em bela ação, TJPE leva crianças de comunidade para conhecer de perto Boeing 737 da Gol

Imagem: Tribunal de Justiça de Pernambuco

Com o apoio da Agência Nacional de Aviação (ANAC), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu, na última terça-feira (18), um passeio que ficará gravado na memória de 20 jovens de 3 a 16 anos, moradoras da comunidade Cajueiro, localizada na cidade de Vitória de Santo Antão. Elas integram o Instituto Dom de Deus que atende, ao todo, 265 jovens. 

Os meninos e meninas participaram de uma visita guiada para conhecer o interior, inclusive a cabine dos pilotos, de uma aeronave Boeing 737-700 da empresa Gol Linhas Aéreas. Melissa Vitória, oito anos, aluna do 2º ano Fundamental, considerou “muito legal entrar em um avião pela primeira vez”.

Imagem: Tribunal de Justiça de Pernambuco

A assessora técnica da Presidência do TJPE, Sabrina Valéria Alexandre de Lira, contou que a ideia de promover a excursão de crianças a um avião nasceu em maio, quando atuava na entidade Paratodos, direcionada para oferecer educação e atividades culturais a crianças e famílias carentes.

Conversei sobre o assunto com o secretário executivo do Gabinete Institucional do TJPE, Leomar Souza Dias, e, então, levamos a proposta ao presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo”.

Os visitantes, acompanhados de 4 monitores e 4 professores da entidade, exploraram as dependências do aeroporto, considerado um dos mais modernos do Brasil. Antes de conhecer o avião, todos foram transportados em um ônibus de pista do aeroporto. No deslocamento, funcionários da ANAC explicaram como são operadas as decolagens, pousos e o acesso dos passageiros até o seu voo.

Imagem: Tribunal de Justiça de Pernambuco

Pedagogia

O tema aviação faz parte de aulas sobre cidadania, ministradas pelo instituto, fundado há oito anos. A gestora do Instituto Dom de Deus, Mylena Cavalcanti, explicou que a visita ao avião é denominada viagem pedagógica; metodologia que os professores da entidade utilizam para fixar os assuntos abordados nas aulas.

Neste caso, o conteúdo abordado foi comportamento adequado nos aeroportos; documentação necessária para viajar; segurança; exigências legais; e os tipos de aeronaves utilizadas nas viagens. “No instituto, as crianças recebem aulas sobre música, balé, alfabetização, capoeira, saúde, ginástica rítmica, entre outros temas”. Ao final do passeio, a empresa Bob ‘s disponibilizou lanches aos jovens.

A excursão dos 28 integrantes do Instituto ao Aeroporto Internacional do Recife também foi acompanhada pela coordenadora de Cursos de Aperfeiçoamento de Servidores da Escola Judicial do TJPE – Esmape, juíza Fernanda Chuachy de Paula, pelo secretário Regional da ANAC, Thiago Ferreira da Silva, e pelo supervisor da manutenção mecânica de aeronaves da Gol Linhas Aéreas, Antônio Tavares. 

Informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias