Início Vídeos

Em belo pouso do Boeing 747 em Campinas, curiosa chamada do piloto no rádio desperta atenção

O Jumbo Jet em Campinas, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), já é muito conhecido pelo expressivo movimento de grandes aviões cargueiros, incluindo várias operações por dia do icônico Boeing 747, o Jumbo Jet.

E nessa sexta-feira, 16 de setembro, mais uma gravação da câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo registrou a bonita cena da aproximação e pouso de um desses grandes Jumbos, contando com um destacado e contrastante fundo de nuvens escuras, incluindo a possibilidade de ver nuvens sofrendo o efeito do vórtice gerado pelas asas do avião.

Mas ainda houve um aspecto curioso na chamada de rádio feita pelo piloto, ao entrar em contato com o controlador de tráfego aéreo da Torre de Controle de Viracopos, que despertou atenção de quem assistia à aproximação:

Como visto no vídeo acima, o avião é o de matrícula PH-CKA, um dos três bonitos Boeings 747-400F “azulões” nas cores da holandesa KLM Cargo, uma das pinturas mais conhecidas no mundo.

Mas embora o jato apresente a marca da KLM, ele é operado por outra empresa aérea pertencente ao mesmo grupo Air France-KLM de companhias, a também holandesa Martinair Cargo. Na própria fuselagem do Jumbo é possível ver a inscrição “Operado pela Martinair”.

Com isso, a chamada de rádio que identifica o voo na frequência de comunicação é sempre Martinair, e não KLM. Porém, nessa aproximação da última sexta-feira, chamou atenção o que falou o piloto ao entrar em contato com o controlador de tráfego aéreo. Ele disse:

“Tower, good morning. Martinair seven three four one heavy, KLM colors, stabilished, ILS runway one five”, ou seja, “Torre, bom dia. Martinair sete três quatro um pesado, nas cores da KLM, estabilizado, ILS pista uno cinco”.

Isso significa que, após se identificar como voo 7341 de um avião pesado (de grande porte) da Martinair, o piloto avisou que o jato opera nas cores da KLM. Algo que chamou atenção por não ser tão comum de se ouvir, já que geralmente os pilotos apenas reportam a identificação do voo, mesmo quando a aeronave utilizada é de outra empresa.

Possivelmente o objetivo do piloto seja evitar que haja qualquer engano ao se observar um avião diferente do que pode estar sendo esperado pela identificação de rádio.

Sair da versão mobile