Em bonita cena em Guarulhos, grande avião apenas toca as rodas na pista e volta a voar

O belo momento da arremetida, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Um procedimento de arremetida no final da tarde deste último domingo, 12 de fevereiro, gerou uma bonita cena no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, durante a chegada de um Boeing 777-300ER, o maior modelo de avião bimotor em operação comercial no mundo.

Nota: como lembrado por um leitor do AEROIN, o fato de a aeronave já ter tocado na pista faz com que a arremetida seja denominada de rejeição de pouso. Em ocasiões passadas, o AEROIN explicou que tal denominação se dá depois que o “flare” (arredondamento) de pouso já foi iniciado.

O jato de matrícula PH-BVS, operando o voo KL-791 da companhia holandesa KLM, chegou a Guarulhos por volta das 17h35, porém, nos instantes finais da primeira aproximação, os pilotos optaram por não prosseguir com o pouso.

Com isso, o grande Boeing 777 apenas tocou as rodas do conjunto de trem de pouso principal na pista e logo voltou a deixar o solo, gerando as belas imagens. Como havia chuva no momento, o procedimento ainda resultou em bastante spray de água, deixando ainda mais bonita a cena.

O vídeo a seguir foi captado pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube:

Vale sempre relembrar que o procedimento visto na gravação acima é padrão e frequentemente treinado pelos pilotos. Trata-se da rejeição de pouso, que, assim como a arremetida, serve para aumentar a segurança do voo, já que é efetuada diante de qualquer aspecto que possa representar risco durante a aproximação ou o pouso, como, por exemplo, uma desestabilização causada por vento.

Após a arremetida, os pilotos do Boeing 777 da KLM fizeram uma volta nas proximidades do aeroporto e retornaram para uma segunda aproximação, que teve o pouso completado com total segurança, por volta de 10 minutos depois da primeira tentativa.

O Boeing 777 fazendo a volta após a arremetida – Imagem: RadarBox

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias