Em bonita cena, o incomum avião A340-600 é visto arremetendo em Guarulhos

O jato retornando para o pouso alguns minutos após a arremetida, em cena dos vídeos abaixo

Ver um avião A340-600, o modelo mais comprido já feito pela Airbus, operando em aeroportos brasileiros se tornou algo muito incomum nos últimos tempos, já que muitas empresas aéreas deixaram de utilizá-lo, devido aos impactos da pandemia e à consequente necessidade de modernização de frota.

Assim, cada vez que uma operação da longa aeronave de quatro motores é programada para algum aeroporto no país, sua passagem chama atenção de todos aqueles que gostam de aviação e/ou admiram o modelo.

E na mais recente destas operações, neste sábado, 2 de julho, a vinda do jato ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em um voo cargueiro, ainda contou com uma arremetida que gerou bonitas imagens em diversas filmagens que estavam sendo feitas naquele momento, conforme as quatro gravações disponibilizados abaixo.

Os vídeos mostram que o A340-600 de matrícula TF-LFC, da companhia islandesa Air Atlanta Icelandic, chegava por volta das 15h00 do sábado no voo ABD-830, vindo de Hong Kong sob contratação dos Correios, quando os pilotos efetuaram uma arremetida (desistência da aproximação de pouso) na longa final para a pista 27L do aeroporto paulista.

Não há informações sobre o motivo da arremetida, já que os pilotos ainda estavam em comunicação com o controle de aproximação, e não com a torre de controle de Guarulhos.

Mas, a título de curiosidade, alguns minutos antes, este A340 e outros aviões precisaram fazer algumas trajetórias de espera em voo, pois uma pipa havia caído na pista, necessitando da suspensão das aproximações até que a equipe de Guarulhos efetuasse a remoção.

O A340 fazendo esperas minutos antes de chegar a Guarulhos – Imagem: RadarBox

Assim, aparentemente, o motivo da arremetida foi uma separação muito reduzida do A340-600 em relação ao avião que aproximava em sua frente, face à perturbação que mais um caso de pipa causou às operações do aeroporto mais movimentado da América do Sul.

O A340 bastante próximo da aeronave à sua frente antes da arremetida – Imagem: FlightRadar24

Nas gravações a seguir, o primeiro vídeo mostra, às 14h39 do sábado, dois voos da Latam sendo instruídos a arremeter devido ao reporte da pipa avistada na pista. Na sequência do mesmo vídeo, às 14h43, nota-se o veículo do aeroporto recolhendo a pipa.

Depois, os três vídeos seguintes mostram, por diferentes ângulos, a bonita cena da arremetida do grande jato A340-600 por volta das 15h03, causada indiretamente pela interferência da pipa nas operações, e logo depois, às 15h18, o incomum quadrijato é visto no pouso definitivo.

Vídeo 1 – Aviões da Latam sendo instruídos a arremeter, e remoção da pipa (bônus: no início da gravação, nota-se o avião do GEIV fazendo passagem baixa para aferição de instrumentos do aeroporto)

Vídeos 2 a 4 – Diferentes gravações do momento da arremetida do A340 e de seu pouso

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Piloto faz anúncio incomum aos passageiros a bordo do seu voo:...

0
Uma investigação foi iniciada pela Administração Federal de Aviação (FAA) após dois aviões terem colidido no Aeroporto Internacional