![](https://aeroin.net/wp-content/uploads/2023/08/A-29-Super-Tucano-EXCON-Tapio-2023-4-1024x768.jpg)
Nesta quarta-feira, 23 de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará uma cerimônia na Base Aérea de Brasília (BABR) para celebrar o Dia do Aviador e o Dia da FAB. O evento é uma homenagem ao primeiro voo realizado em 1906 pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, conhecido como o Pai da Aviação.
Além de celebrar o Dia do Aviador, a cerimônia também marca o Dia da FAB, que foi fundada em 1941 com a missão de preservar a soberania do espaço aéreo brasileiro e promover a integração do território nacional em defesa da pátria.
Durante a cerimônia, a FAB reconhecerá o trabalho de diversas figuras importantes através da imposição da medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). A celebração contará ainda com a encenação de trechos da Ópera do Danilo, uma obra criada por pilotos em 1945 para enaltecer os feitos do herói Danilo Marques Moura.
Além da ópera, correrá um taxiamento da icônica aeronave histórica P-47 Thunderbolt, acompanhada de um moderno A-29 Super Tucano, que ostentará as cores do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) da 2ª Guerra Mundial. Esta exibição simboliza o espírito aguerrido e o senso de dever que ainda inspiram as tripulações da FAB.
A aeronave A-29 foi pintada no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, e trasladada no início da noite da última quinta-feira (17) para Brasília. Desde então, permanece guardada na base aérea em caráter sigiloso, mantendo o suspense em torno da pintura, que será revelada durante a cerimônia especial.
A convite da FAB, o AEROIN estará presente na cerimônia e trará aos leitores mais informações e imagens em uma matéria especial.
Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela FAB a partir das 09h00 (horário de Brasília) e pode ser assistido no player a seguir: