Início Variedades

Em Congonhas, tripulantes da Gol fazem manifestação por melhores salários

Convocados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), tripulantes da Gol Linhas Aéreas fizeram uma manifestação no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por ajustes justos de salários. A convocação para o ato nasceu da impossibilidade de conseguir um acordo salarial com a empresa aérea nas rodadas recentes de negociação.

Durante uma reunião na última terça-feira, a Gol se posicionou contrária a um acordo, e apenas informou que implementaria uma compensação por meio do pagamento de verba indenizatória aquém do pleito dos pilotos e comissários. Além disso, a empresa também disse que criaria um comitê interno de 12 tripulantes, visando buscar oportunidades de otimização dos custos da empresa e que, eventual economia, será convertida ao grupo de voo.

A ação da empresa desagradou o sindicato, que entendeu que a Gol não estava disposta a negociar, além de propor uma medida com conflito de interesses, já que não existe segurança de que um comitê interno seria composto por meio democrático, como uma votação independente transparente, por exemplo.

Por conta disso, os tripulantes foram ao saguão do aeroporto com cartazes pedindo por remuneração justa e valorização da profissão. Mais tarde, o SNA encaminhou um ofício para a Gol, no qual solicita uma nova reunião com a empresa.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.