Em contrato bilionário, Singapore compra 22 unidades do GE9X, o maior motor turbofan do mundo

Motor 777X GE9X GE Aviation
GE Aviation GE9X – Imagem: GE Aviation

A Singapore Airlines anunciou a ampliação de seu pedido de quarenta motores GE9X que havia feito em 2017. O novo contrato, avaliado em mais 2,8 bilhões de dólares, elevará o número total de motores a serem recebidos pela companhia aérea para 62.

O negócio também inclui um contrato de serviço por meio do qual a GE Aviation fornecerá manutenção aos propulsores da companhia aérea por 12 anos, conforme relata nosso parceiro Aviacionline.

A Singapore Airlines tem 31 Boeing 777-9 encomendados e espera-se que seja o cliente de lançamento do modelo na região da Ásia-Pacífico. O gerente geral do programa GE9X, Mike Hoffmeister, mencionou o relacionamento de longa data da companhia aérea com a Boeing e a GE: “A Singapore Airlines tem sido um cliente de longa data e estamos orgulhosos de continuar nosso relacionamento”.

Lau Hwa Peng, vice-presidente sênior de engenharia da Singapore Airlines, acrescentou que “as tecnologias de ponta que foram incorporadas aos motores GE9X do Boeing 777-9 ajudarão Singapore a aumentar sua eficiência operacional, reduzir o consumo de combustível e reduzir substancialmente nossas emissões de carbono.”

Segundo a GE Aviation, o GE9X ajudará a cumprir os marcos operacionais da Boeing para o projeto 777X, que promete custos operacionais 10% mais baixos do que qualquer aeronave de sua classe.

Para isso, o motor é desenvolvido com as mais recentes tecnologias disponíveis, incluindo materiais compósitos de matriz cerâmica (CMC), peças fabricadas aditivamente (impressão 3D) e combustores de baixo consumo. Além disso, oferece as emissões de NOx mais baixas de sua classe e é o motor mais silencioso que a GE já construiu.

O GE9X é o turbofan mais potente e econômico do mundo, e também o de maior diâmetro já feito na história da aviação, semelhante ao diâmetro da fuselagem do Boeing 737 (você pode clicar no link para ver mais detalhes).

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Azul divulga resultados de 2023 com prejuízo de R$ 700 milhões...

0
A Azul registrou aumento na receita e lucro no quarto trimestre de 2023, ao explorar novos mercados e manter os custos sob controle