Em Curitiba, avião tem pane, passa sobre hangares e vai parar em barranco

Imagem: João Paulo Medeiros Piotto / Reprodução

Um piloto precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, após a aeronave ter problemas em um dos motores e acabar parando em um barranco ao lado da pista.

O acidente aconteceu com o Beechcraft 58 Baron registrado sob a matrícula PR-JGV, pertencente à Pajoara Indústria e Comércio Ltda, que estava realizando um voo de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, para Curitiba, no Paraná, na última quarta-feira, 19 de janeiro.

De acordo com informações do g1, a aeronave decolou do Aeroporto Santa Maria com seis pessoas, sendo o piloto e uma família. O proprietário da aeronave, que estava no aeroporto à espera da sua família, disse que presenciou o momento da ocorrência.

Duante a fase final do pouso, segundo relata João Paulo Medeiros Piotto, o motor esquerdo da aeronave teve uma pane, levando o bimotor a atravessar a pista e parar em um barranco.

O vídeo abaixo nesta matéria mostra o momento em que a aeronave passa a baixa altura sobre o hangar do Aeroclube do Paraná. Os hangares não ficam no alinhamento do eixo da pista, como se observa na foto abaixo, portanto, aparentemente o problema fez com que o piloto não tivesse condições de completar o circuito de tráfego para a aproximação e pouso.

Aeroporto Bacacheri – Imagem: Google Earth

No vídeo, pouco após a passagem sobre os hangares, é possível ver a movimentação das pessoas que ali estavam:

Imagem: João Paulo Medeiros Piotto / Reprodução

Apesar do susto, ninguém a bordo sofreu ferimentos. A aeronave teve danos substanciais e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado para apurar os fatos e determinar a causa do acidente.

A título de curiosidade, no mesmo dia em que a aeronave sofreu o problema em Curitiba, outra aeronave, mas da Polícia Militar de Minas Gerais, acabou se acidentando na Pampulha, causando o fechamento do aeroporto. Veja detalhes desta ocorrência clicando aqui.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Empresa aérea que dá miniaturas de casas especiais a passageiros apresenta...

0
Tradicionalmente, a empresa revela uma nova casa em miniatura de porcelana em seu aniversário, que destaca um edifício com uma história