O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), localizado no Aeroporto Campo de Marte, realizou, no dia 29/09, um dos eventos mais aguardados pela população paulistana: o Domingo Aéreo. Também conhecido como “Portões Abertos”, o evento da Força Aérea Brasileira (FAB) tem como objetivo aproximar a Instituição da sociedade, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Realizado em São Paulo (SP) desde 1988, o Domingo Aéreo é uma tradição que atrai milhares de entusiastas da aviação. Na edição de 2024, o evento alcançou um marco histórico, com a presença de cerca de 211 mil visitantes, estabelecendo um recorde de público e uma excelente organização.
“É uma imensa satisfação fazer parte dessa grande celebração. Estar próximo da sociedade, mostrando o trabalho dos nossos militares e os valores da Força Aérea, é extremamente gratificante. Deixo aqui meu reconhecimento ao efetivo do Parque, pela dedicação e engajamento para garantir que tudo ocorresse da melhor forma para o público”, destacou o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes.
Seguindo o sucesso de 2023, nesta edição foi novamente preparado um espaço especial para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o apoio de pedagogas do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA). Aproximadamente 300 crianças foram atendidas nesse espaço, pensado para oferecer cuidado e conforto.
O evento teve apresentações da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (BASP) e da Aviação de Caça, representada pela aeronave F-5EM, que decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos e realizou diversas passagens sobre o Campo de Marte, em quatro exibições ao longo do dia.
Também foram destaque a exibição aérea e estática do T-25 Universal, do Esquadrão Apolo da Academia da Força Aérea (AFA), o helicóptero H-50 Esquilo da FAB e a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que encantou o público com suas manobras.
Além das aeronaves militares, o evento contou com participações civis, como a Esquadrilha ACRO e suas aeronaves Super Decathlon, as acrobacias do Comandante Ferrari com seu RV-8 amarelo e o histórico North American T-6G pilotado por Tike Bazaia. Houve ainda uma apresentação de rapel a bordo do helicóptero AS350 Águia, do Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo (PMESP).
Na exposição estática, estavam presentes o recém-desativado C-130 Hércules, o Buffalo C-115, caças F-5, o Cessna Grand Caravan EX da Azul Conecta, o AS350 Esquilo da Polícia Civil de São Paulo, o T-27M Tucano da AFA, o Embraer EMB-120 Brasília C-97 e um U-100 Phenom EV.
Outro ponto alto do evento foi o inédito sobrevoo de um Airbus A320neo da LATAM. Durante 15 minutos, a aeronave realizou várias passagens sobre o eixo da pista, a uma altitude de 340 pés (aproximadamente 104 metros), encantando o público presente.
Veja mais imagens do evento:
Leia mais: