Em dois anos, Maragogi (AL) terá seu próprio aeroporto: o Costa dos Corais

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Depois de mais de duas décadas de espera, o Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, começa, enfim, a sair do chão e a alçar voo. O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram, nesta quinta-feira (4), a ordem de serviço para o início das obras do equipamento, orçado em cerca de R$ 120 milhões, com recursos próprios do Tesouro Estadual alagoano.

O Estado de Alagoas assumiu a empreitada de erguer o aeroporto, que vai fortalecer o desenvolvimento do turismo regional. “Num momento de dificuldades orçamentárias que vive o país, quando a gente tem os próprios recursos, facilita a execução da obra. Promovemos a desapropriação da área, fizemos a licitação e hoje estamos assinando a ordem de serviço”, destacou Renan Filho.

O Aeroporto Costa dos Corais contará com um terminal de embarque e desembarque de passageiros, pista de pouso e decolagem de 2.200 metros de extensão, além de um pátio para abrigar duas aeronaves simultaneamente. A área total do empreendimento é de 340 hectares.

“A gente espera de 10 a 15 voos semanais já no início da operação do aeroporto”, projeta Renan Filho, acrescentando que o equipamento também poderá servir de alternativa ao escoamento de cargas do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco.

A obra será executada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e tem prazo para conclusão de dois anos, após o início dos trabalhos.

Polo Turístico

O Litoral Norte de Alagoas é o segundo maior polo turístico alagoano. O município de Maragogi se consolidou como o destino mais procurado por visitantes na região e o segundo mais visitado em Alagoas, ficando atrás apenas da capital Maceió.

“O aeroporto vai facilitar o acesso do visitante ao nosso destino turístico. O turista que vem do Sul, do Sudeste, na realidade de hoje, viaja praticamente o dia todo, quase 12 horas para chegar a Maragogi. Depois que chega a Alagoas, com as conexões e tudo mais, ainda tem duas horas de viagem até chegar aqui, tanto para quem vem de Maceió como do Recife”, citou o secretário municipal de Turismo de Maragogi, Diego Vasconcelos, destacando a importância da construção do Aeroporto Costa dos Corais.

Desafio

Renan Filho afirmou que após a construção do Aeroporto Regional Costa dos Corais, o desafio será elevar a infraestrutura urbana de Maragogi e região, sobretudo por meio de obras de esgotamento sanitário e de abastecimento de água. Para isso, serão investidos cerca de R$ 105 milhões, através de operação de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina  (CAF).

“Temos de enfrentar esse desafio, fazer um grande projeto criativo, que integre investimentos privados com a melhoria dos espaços públicos. Será o maior investimento em saneamento básico da história de Maragogi”, assegurou o governador.

Por Secretaria de Turismo de Alagoas
Texto de Severino Carvalho e Thiago Tarelli

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.