Início Empresas Aéreas

Em e-mail interno, Latam Brasil nega que está contratando novos pilotos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A LATAM Brasil informou numa comunicação interna que não deverá contratar novos pilotos. A nota segue uma notícia veiculada nessa semana pelo O Globo, que afirma que a empresa precisaria voltar a contratar após ter realizado desligamentos em massa no meio do ano, durante a fase aguda da crise da Covid.

Avião Boeing 777-300ER LATAM

O esclarecimento da empresa foi enviado aos funcionários em um e-mail interno, ao qual o AEROIN teve acesso. O assunto nasceu após informações de que a empresa estaria abrindo uma seleção interna que resultará na promoção de copilotos para comandantes, seis meses após desligar cerca de dois mil tripulantes.

Segundo o O Globo, a empresa também estaria preparando para iniciar uma futura seleção externa, a fim de atender à crescente demanda do mercado doméstico brasileiro.

No entanto, tal assunto foi esclarecido pelo Diretor de Operações da empresa, o Comandante Harley Meneses. Na carta, ele esclarece que a empresa não tem planos para contratações externas e que as internas estão sendo feitas com base num novo processo, que terá mais etapas e que essas serão mais longas. Depois disso, os copilotos aprovados no processo estarão elegíveis, por um ano, à promoção para comandante.

Por outro lado, fontes afirmaram ao AEROIN que existe um projeto (ainda em desenvolvimento) de recontratação dos demitidos, que contemplaria as bases de Brasília, Galeão e uma possível base Fortaleza. Tal contratação compreenderia comissários, copilotos e comandantes, priorizando os que foram demitidos meses atrás. Tal plano compreenderia uma boa parte do efetivo cortado por causa da pandemia e do acordo frustrado com o Sindicato.

Sair da versão mobile