Início Acidentes e Incidentes

Em erro crasso, pilotos de Jumbo iniciam decolagem da pista de táxi em aeroporto internacional

Avião Boeing 747-400F Saudia
Imagem: Kambui / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

No último fim de semana, o aeroporto King Khalid, em Riade, na Arábia Saudita, foi palco de um incidente que poderia ter tomado proporções catastróficas. Um Boeing 747 de carga da Air Atlanta Europe Malta, que operava em nome da Saudi Arabian Airlines, tentou erroneamente decolar de uma taxiway ao invés da pista designada.

O Boeing 747-400, registrado como 9H-AKF, estava programado para operar o voo SV-953 de Riade para Nairóbi, no Quênia. Segundo relatos, os pilotos receberam autorização para decolar da pista 33R, que possui uma extensão de 4.205 metros. Contudo, um erro crítico levou-os a se alinhar no taxiway K, significativamente mais curta, com apenas 1.490 metros.

Felizmente, a tripulação percebeu o erro a tempo. Apesar de a aeronave ter alcançado velocidades superiores a 100 nós (cerca de 185 quilômetros por hora) durante a tentativa de decolagem na taxiway, as manobras de abortagem foram realizadas com segurança, e a aeronave foi trazida a um desaceleramento antes de atingir o final da taxiway limitado.

O episódio, que está sendo investigado pela Autoridade Geral de Aviação Civil (AIB) da Arábia Saudita, é considerado grave. A investigação da AIB buscará entender os fatores que contribuíram para esse erro, com o objetivo de prevenir ocorrências semelhantes no futuro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile