Em erro de comunicação, avião bimotor passa a 90 metros de jato militar que estava pousando

Divulgação – Beechcraft e USAF

Uma quase colisão no ar ocorreu nos EUA durante um pouso de um jato supersônico militar e um bimotor, também do governo. O caso aconteceu no Aeroporto Forth Worth Alliance, na região metropolitana de Dallas, no coração do estado do Texas. Este aeroporto é muito utilizado pela indústria, com voos cargueiros e executivos, mas também é “queridinho” dos militares.

Por estar relativamente próximo de várias Bases Aéreas Conjuntas, como uma dentro mesmo de Forth Worth e a de San Antonio, a menos de uma hora de voo, o Alliance recebe uma quantidade significativa de voos de treinamento militar.

E para treinar os cadetes que irão se tornar pilotos de caça, a Força Aérea dos EUA (USAF) utiliza o Northrop T-38 Talon, que mais tarde evoluiu e se tornou o caça F-5 Tiger, utilizado pela Força Aérea Brasileira. Este jato militar consegue atingir 1,3x a velocidade do som e, devido as suas asas pequenas e enflechadas, tem uma velocidade de pouso alta quando comparado a aviões civis.

Quando o T-38 de indicativo de chamada EURO46 se aproximava do aeroporto, um bimotor turboélice Beechcraft King Air 90 da FAA, a Administração Federal de Aviação Civil dos EUA, equivalente à ANAC, também se aproximava para pousar.

O controlador de Tráfego Aéreo ordenou que o avião da FAA fizesse a curva base (para se alinhar com a pista para pouso), mas aparentemente “esqueceu” que o T-38 já vinha para pouso e se aproximava rápido. Quando notou, acabou cancelando a autorização do King Air e ordenou que fizesse uma curva imediata à direita. Ao mesmo tempo, falou para o jato militar sobre a presença deste avião e ordenou que ele arremetesse.

Não ficou claro a distância horizontal entre as duas aeronaves no momento de maior proximidade, mas dados do radar apontam que chegaram a estar a 300 pés (91m) de distância em altura uma da outra. Veja abaixo como foi a dinâmica do evento.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias