Início Variedades Em evento, ANAC fala sobre segurança aérea como prioridade na aviação...

Em evento, ANAC fala sobre segurança aérea como prioridade na aviação civil brasileira

Imagem: ANAC

Segurança aérea como prioridade na aviação civil brasileira. Esse foi o tom dos discursos que marcaram a cerimônia de abertura do Safety Management Summit –SMS Brazil 2021, evento realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em São Paulo, entre os dias 7 e 8 de dezembro.

O diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, reforçou que a cultura de segurança como prioridade no setor aéreo/na aviação civil brasileira vem se consolidando ao longo de décadas. “A segurança no setor aéreo é a essência de todo o trabalho que executamos. Trabalho esse que é feito em conjunto com o DECEA, com o Cenipa e com todos que se empenham, diariamente, para que a aviação alcance sempre os mais altos níveis de segurança operacional no país e no mundo”, destacou o diretor-presidente.

Ainda na abertura, Noman ressaltou os aprendizados adquiridos em uma das maiores crises que a aviação vem passando no enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19.

“Olhamos com muita preocupação a saúde financeira do setor aéreo, um dos mais impactados pela pandemia, mas nunca relativizamos a segurança. Fizemos todo o possível para garantir que o setor passasse pela crise ainda melhor do que entrou. É por essa cultura de segurança que vem sendo trabalhada ao longo de todos esses anos que a aviação conseguiu superar essa crise com resiliência e de forma natural, exercício diário de quem vive a aviação. Mudamos a forma de regular, buscando sermos ainda mais eficientes e aprimorando o ambiente regulatório a todos os agentes do setor”, afirmou Noman.

A cerimônia de abertura ainda contou com a presença do chefe do subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; e o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno.

Ciclo de palestras 

Iniciando a participação da ANAC nos painéis do primeiro dia, o especialista em Regulação da Aviação Civil Marcos Pereira ressaltou os fatores que influenciam as condições psicológicas da tripulação e o que pode ser observado para evitar reações adversas na execução do trabalho. Durante a palestra “Saúde mental dos tripulantes no período pandêmico e os possíveis impactos em safety”, Pereira detalhou que o estresse é um dos principais fatores relacionados à pandemia que afeta o trabalho de profissionais da aviação. A observação e a mitigação de outros quadros que o estresse pode desencadear é essencial para a cultura da segurança da aviação civil, concluiu Pereira.

Dando continuidade à cultura de prevenção, a Major Aviadora Camila Bolzan, do Decea, explicou como funciona a estrutura das investigações de trafego aéreo e a importância dos trabalhos de prevenção durante a palestra “O processamento das ocorrências de tráfego aéreo no Decea”. Ainda durante a manhã, o Major Aviador Sérgio Malecka apresentou as funcionalidades do Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS).

No período da tarde, os impactos do ambiente aeroportuário na segurança das operações foi o principal tema das palestras apresentadas. Fauna, meteorologia e questões de infraestrutura de tráfego e aeroportuária foram os assuntos debatidos por empresas aéreas, pesquisadores e especialistas do setor. Cases dos aeroportos de Brasília e Congonhas foram citados para exemplificar a importância do sistema integrado na prevenção de acidentes aéreos. Além dessa temática, a prevenção de acidentes envolvendo aeronaves não tripuladas também despertou debate sobre o tema. O tenente-coronel Daniel Amancio, do Cenipa ­­­– órgão responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos – destacou que o escopo da investigação desse tipo de aeronave abrange a análise técnica, operacional e humana, e a escolha dos casos a serem investigados envolve o impacto da operação da aeronave para a sociedade.

Prêmio InovAnac 2021

Durante o evento, ocorreu a divulgação dos ganhadores da terceira edição do prêmio InovANAC ­– iniciativa de estímulo à cultura da inovação na aviação civil, que tem por objetivo premiar ideias e práticas inovadoras na promoção da segurança operacional, bem como valorizar cidadãos que atuem de forma criativa e proativa buscando o desenvolvimento da aviação civil do país. Consulte os vencedores, aqui

Informações da ANAC

Leia mais:

Sair da versão mobile