Na manhã desta segunda-feira, 7 de outubro, a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, participou da abertura da IX Semana da Qualidade da Informação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para destacar os principais temas da agenda setorial em 2024. O evento, realizado na sede da agência em São Paulo, reuniu representantes das companhias aéreas e de entidades do setor.
Jurema apresentou os principais marcos da agenda 2024 do setor, que, segundo ela, devem ser debatidos de forma constante, como o transporte de pets; a retomada das operações no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre; a jornada da descarbonização e a possibilidade de o Brasil ser o grande produtor de combustível sustentável de aviação (SAF) no mundo; e a Lei Geral do Turismo, que disponibiliza uma linha de crédito com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para as empresas aéreas.
“A comunicação proativa e de forma sólida entre as aéreas é de total relevância para que esses tópicos possam ser discutidos e gerar pontos positivos, como já temos visto ao longo desses anos”, disse Jurema. “O Brasil pode criar divisas para um novo mercado na produção de SAF. Esse é um tema de extrema importância pelo tamanho do negócio que pode ser gerado para o país a nível mundial”, completou.
A presidente da ABEAR também comentou o lançamento do novo Panorama, destacando que o cruzamento de dados consistentes e confiáveis contribui para identificar gargalos e oportunidades.
“Vejo o setor de forma muito otimista, mas, ao mesmo tempo, de maneira racional. Vamos continuar olhando para o futuro com o objetivo de fazer uma projeção de crescimento efetivo e observar quanto o Brasil consegue evoluir também no que diz respeito a toda infraestrutura aeroportuária”, apontou.
O diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Raul de Souza, também participou do evento.
Novo Panorama
O novo Panorama da ABEAR, recentemente lançado, também foi destaque no evento. O material foi apresentado pelos consultores de dados da ABEAR, Emmanuel Aldano e Maurício Emboaba.
Em formato 100% digital e com dados inéditos sobre o setor aéreo, o Panorama disponibiliza dados do impacto do setor aéreo na economia, demanda e oferta de passageiros e cargas, cadeia de custos e índices de qualidade.
“O novo Panorama é a versão 4.0 da consulta de dados do nosso setor aéreo. Era uma mudança necessária para nos modernizarmos frente à economia, de forma mais dinâmica e em tempo real”, relatou Aldano.
“A ideia também foi termos dados de forma detalhada de cada estado brasileiro, para que possamos repassar informações precisas para as autoridades responsáveis, caso isso se faça necessário. A utilização da nossa nova ferramenta cria uma experiência muito rica que vem somar à economia nacional”, disse Emboaba.
Acesse o Panorama ABEAR clicando aqui.
Informações da ABEAR