Início Acidentes e Incidentes

Em grave incidente, Airbus A320 chega a 200 km/h na taxiway até pilotos serem avisados pelo controlador

Imagem apenas ilustrativa – Fonte: Piqsels

Um incidente grave envolvendo um Airbus A320neo da Air India ocorreu no Aeroporto de Goa Manohar, na Índia, levando à abertura de uma investigação pela Direção Geral de Aviação Civil (DGCA) do país, reportou o The Aviation Herald.

O voo AI-2592, com destino a Hyderabad, foi o que protagonizou o erro, quando a aeronave, de matrícula VT-EXT, estava realizando o taxiamento para decolagem a partir de uma interseção na pista 28, tendo partido pela taxiway E até a interseção A5. Eram

O A320 iniciando a decolagem na taxiway A, após não seguir reto pela taxiway E até a pista – Imagem: FlightRadar24

Os pilotos acabaram alinhando o A320neo na taxiway A, ao invés da pista designada, e iniciaram o procedimento de decolagem nesta via não adequada para tal operação.

O avião já havia acelerado até aproximadamente 108 nós (cerca de 200 km/h) quando o controlador de tráfego aéreo interveio, instruindo a tripulação a abortar imediatamente a decolagem. Atendendo prontamente à ordem, os pilotos interromperam a aceleração e reduziram a velocidade da aeronave para o ritmo de taxiamento. Após o incidente, a aeronave foi taxiada de volta ao pátio.

Diante da gravidade do ocorrido, a DGCA iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias que levaram a este incidente. Tais investigações são cruciais para identificar possíveis falhas nos procedimentos, problemas de comunicação ou erros humanos, visando prevenir ocorrências semelhantes no futuro.

Sair da versão mobile