Em grave incidente, motor de A321 para e pilotos precisam desviar em situação de “Mayday”

Airbus A321 da Etihad Airways – Imagem: Papas Dos / CC BY 2.0, via Wikimedia

Pilotos a bordo de um Airbus A321 da Etihad Airways precisaram realizar um pouso de emergência, após um dos motores indicar situação de estol durante o voo. O incidente ocorreu no último dia 29 de janeiro e se tornou público nesta semana. A aeronave, registrada com matrícula A6-AEF, estava realizando o voo EY-325 de Abu Dhabi para Dammam, na Arábia Saudita, conforme detalha o The Aviation Herald.

Durante o voo a 26 mil pés (7,92 km) de altitude, os pilotos receberam diversas informações anormais e uma indicação de estol do motor esquerdo. Diante da falha, inicialmente os pilotos declararam “PAN PAN” e decidiram desviar para Doha, no Catar, distante a 130 quilômetros a leste. Posteriormente à primeira chamada, os pilotos atualizaram a situação para “MAYDAY”, cerca de 8 minutos antes do pouso.

Vale destacar que a chamada “PAN PAN” é uma mensagem padrão internacional usada para declarar que tem uma situação que é urgente, mas não representa uma situação imediata de perigo para a vida de qualquer pessoa ou para o próprio veículo de transporte. Se houver perigo iminente, a chamada passa a ser “MAYDAY”.

A aeronave pousou com segurança na pista 34R deo Aeroporto Internacional Hamad, cerca de uma hora após a decolagem. A órgão investigativo do Catar (AIB) informou que a ocorrência foi classificada como um incidente grave e está sendo investigada.

O jato permaneceu no solo até o dia 4 de fevereiro, sendo colocado em operação na companhia aérea sem novas intercorrências.

Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias