
Um incidente de contato entre a cauda da aeronave e o solo, o chamado “tail strike”, foi registrado com um avião da Latam na última quinta-feira, dia 1º de dezembro, no momento da decolagem.
Segundo informações do The Aviation Herald, o avião envolvido foi o Airbus A321 de matrícula CC-BEJ, quando decolava para o voo LA-1277 de Santiago, no Chile, para Concepcion, no mesmo país.
O jato partiu pela pista 17R de Santiago, às 19h38 (horário local, quando a cauda tocou a superfície da pista, porém, os pilotos ainda subiram até 18 mil pés de altitude (cerca de 5.500 metros) antes de interromperam a subida e iniciarem o retorno a Santiago, o que parece indicar que o incidente pode não ter sido percebido imediatamente após ocorrer.
Após cerca de 30 minutos desde a decolagem, os pilotos efetuaram um pouso seguro do A321 na pista 17R, e uma inspeção identificou o dano na parte inferior da cauda.
Segundo informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave teria sido carregada com uma distribuição incorreta de peso, o que pode ter contribuído para o incidente.
O AEROIN entrou em contato com a Latam e aguarda o posicionamento da companhia.
Atualização: posicionamento da Latam
“A LATAM informa que a ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes e esclarece que está colaborando proativamente com essas apurações. A companhia reitera que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais.“