Em incidente grave, Boeing 777 perde pedaços do motor após a decolagem na Argentina

777 American Airlines
Boeing 777-200 semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: Grant Wickes, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

No final da noite de ontem (27), um Boeing 777 da American Airlines, que havia decolado de Buenos Aires, na Argentina, precisou retornar ao aeroporto de origem em emergência, após uma falha em um dos motores. O incidente foi classificado como grave.

De acordo com informações preliminares do The Aviation Herald, o Boeing 777-200 registrado com a matrícula N765AN deveria realizar o voo AA-908 de Buenos Aires, para Miami, nos Estados Unidos. No entanto, ao decolar às 22h27 locais e atingir 2 mil pés (cerca de 0,61 km) de altitude, a tripulação recebeu uma indicação de estol de compressor motor esquerdo.

Os pilotos pararam a subida a 3 mil pés (cerca de 0,91 km) de altitude, declararam emergência e retornaram ao Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, onde a aeronave pousou com segurança na pista 11, cerca de 20 minutos após a partida.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Conforme noticia o Aviacionline, testemunhas relataram que o avião lançou detritos provenientes do motor, o que obrigou ao fechamento das pistas 11/29 e 17/35 para a revisão d FOD (Foreign Object Debris). Pouco depois, a pista 17/35 foi reaberta.

A Junta de Seguridad en el Transporte (JST) da Argentina abriu uma investigação para apurar os fatos que levaram à ocorrência. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o motor esquerdo completamente avariado após o evento:

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Irmãos Brazão, que teriam mandado matar Marielle, são transferidos em avião...

0
Os irmãos Brazão, mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, viajaram novamente num avião da PF, mas agora um turboélice.