Início Acidentes e Incidentes

Em incidente grave, controlador português autoriza avião a pousar enquanto outro estava na pista

Foto de portosabbia via Deposit Photos (sob licença)

No dia 26 de Junho de 2023, uma aeronave Boeing 737-800 da Ryanair, de matrícula EI-DLX, foi liberada pela torre de controle do aeroporto internacional do Porto, em Portugal, para pousar na pista 35. No entanto, quando voava a cerca de 75 metros de altura e estava a um quilômetro do campo, os tripulantes notaram que já havia outra aeronave na pista. Como resultado, a aeronave iniciou uma arremetida e informou a torre de controle.

Conforme informações da organização ATC de Portugal, a outra aeronave que estava na pista era um Airbus A321neo da Azores Airlines, de matrícula CS-TSI, que efetuava o voo S4-6473, de Porto para a Madeira. Esta aeronave tinha sido autorizada anteriormente pelo controle de tráfego aéreo a alinhar na mesma pista 35, mas ainda não tinha recebido permissão para decolar.

A aeronave Ryanair, por sua vez, após ter iniciado a volta, reposicionou-se para pousar na pista 35 e conseguiu completar o procedimento com segurança cerca de 17 minutos depois, informou o The Aviation Herald.

As autoridades confirmaram que tomaram conhecimento da anomalia imediatamente e abriram uma investigação interna. Por sua vez, o Grupo de Investigação de Acidentes de Portugal também foi informado e classificou a ocorrência como um incidente grave, abrindo a sua própria investigação para averiguar o sucedido.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile