Início Acidentes e Incidentes

Em incidente grave, Embraer 195 fica baixo na chegada ao pouso e pilotos recebem alerta de risco de colisão com o solo

Nos destaques em amarelo, o aeroporto e o ponto onde houve a arremetida – Imagem: Google Earth / Edição: AEROIN

Um incidente grave envolvendo um Embraer E195 da polonesa LOT Polish Airlines, no dia 25 de outubro, ocorreu durante a aproximação final do avião ao Aeroporto de Liubliana, na Eslovênia, levando à abertura de uma investigação pelo Conselho de Investigação de Acidentes (AIB) do país.

A aeronave de matrícula SP-LNL, no voo LO-615, proveniente de Varsóvia, Polônia, estava realizando uma aproximação ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos) para a pista 30 de Liubliana quando a tripulação não conseguiu interceptar corretamente o sinal do ILS. Como resultado, o avião desceu abaixo da trajetória de aproximação ideal.

O Sistema de Alerta de Proximidade do Solo Aprimorado (EGPWS) foi então ativado, emitindo os avisos sonoros “Terrain! Terrain!” (Terreno! Terreno!) seguidos de “Pull Up! Pull Up!” (Suba! Suba!). Estes alertas são projetados para avisar os pilotos sobre a proximidade perigosa com o solo.

Reagindo aos avisos do EGPWS, a tripulação iniciou a manobra conhecida como “GPWS escape maneuver” (manobras de escape GPWS), arremetendo a aeronave. Após recuperar altitude e posição seguras, a tripulação reposicionou o Embraer 195 para uma nova aproximação à pista 30, pousando com segurança aproximadamente 12 minutos após o incidente.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o E-Jet estava a cerca de 1.300 pés de altitude (396 metros em relação ao nível do mar) no ponto onde foi iniciada a arremetida, que corresponde a cerca de 130 metros acima do nível do aeroporto, segundo os dados de rastreamento. Na aproximação seguinte, o jato estava a cerca de 2.300 pés de altitude (701 metros) no mesmo ponto.

Imagem: AirNav Radar
Em amarelo, a pista do aeroporto, e em vermelho, a posição aproximada onde foi iniciada a arremetida – Imagem: Google Earth / Edição: AEROIN

As condições meteorológicas no momento do incidente, conforme relatado pelos METARs (Relatórios Meteorológicos de Aeródromo), indicavam visibilidade de 10 km ou mais, com nuvens esparsas (scattered) a 1.300 pés de altura (cerca de 396 metros acima do nível do solo) e nuvens quebradas (broken) a 2.500 pés de altura (cerca de 762 metros):

– LJLJ 251200Z VRB02KT 9999 SCT013 BKN025 14/11 Q1026 NOSIG=
– LJLJ 251130Z VRB02KT 9999 SCT007 BKN015 14/12 Q1026 NOSIG=

O AIB da Eslovênia classificou o evento como um incidente grave. A investigação buscará determinar os fatores que contribuíram para a falha na interceptação do ILS e analisará a resposta da tripulação à situação de emergência, entre vários outros aspectos a serem avaliados.

Embraer 195 – Imagem: Jacek Bonczek / LOT

Sair da versão mobile