Em incidente gravíssimo, enorme balão encobre avião da Gol no aeroporto de Guarulhos

Imagem do vídeo disponível abaixo

Uma situação gravíssima, que ilustra o potencial do risco baloeiro, foi registrada na manhã deste domingo (20) no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos. Um enorme balão, decorado com personagens do SBT, caiu no pátio do aeroporto, com sua enorme bandeira vindo a cobrir um Boeing 737 da Gol quase que por completo.

Lamentavelmente, a ocorrência de balões não é novidade nos arredores do aeroporto de Guarulhos. Mesmo com diversas formas de identificar os baloeiros, a soltura dos objetos segue acontecendo. Situações críticas, com aeronaves fazendo alterações de rota e altitude durante procedimentos de aproximação são fato corriqueiro.

Uma colisão em voo poderia resultar numa tragédia. No solo, o balão poderia dar início a um incêndio ou uma explosão, caso sua tocha entrasse em contato com o combustível das aeronaves.

Vídeos que circulam na internet mostram o momento em que o balão cai sobre a aeronave (abaixo, espere carregar).

UM PRIMEIRO VÍDEO, mostra o balão caindo sobre as aeronaves.

OUTRO VÍDEO mostra o momento em que o balão cai em cima de um caminhão que bombeia combustível para a aeronave da Gol, que está sendo preparada para o voo.

UM TERCEIRO, mostra um Boeing 737 da Gol encoberto pelo artefato.

Nota da GOL sobre o caso

“A GOL informa que, na manhã deste domingo (20), um balão caiu no Aeroporto de Guarulhos, próximo da aeronave que estava em processo de embarque do voo G3 7682 (Guarulhos-Buenos Aires). As equipes de solo do aeroporto e de manutenção da GOL atuaram com agilidade para a retirada do balão, garantindo a segurança dos passageiros e de todos os envolvidos na operação. A empresa informa ainda que aeronave não sofreu danos e foi liberada para seguir com o voo programado. 

A Companhia reforça que soltar balão é crime e põe em risco o espaço aéreo, já que os balões podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocar incêndios ou até mesmo cair na pista sobre aeronaves em abastecimento.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias