Início Acidentes e Incidentes

Em incidente na corrida de decolagem, Boeing 737 acabou fora da pista na manhã de hoje

Um incidente com um Boeing 737 durante uma decolagem na manhã desse domingo, 8 de janeiro, resultou na aeronave parando fora da pista e os passageiros precisando ser desembarcados no local.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os viajantes eram retirados do avião, por escadas normais, não tendo havido a necessidade de evacuação emergencial pelas escorregadeiras infláveis, como mostrado nas imagens a seguir:

Segundo reporta a mídia russa, a ocorrência vista no vídeo acima foi no aeroporto Bolshoye Savino de Perm, na Rússia, quando o avião derrapou durante a aceleração.

Era um Boeing 737-800 da companhia aérea Pobeda, operando o voo DP-6512, partindo de Perm para Moscou e, conforme explicou a assessoria de imprensa do aeroporto, no início da corrida de decolagem, a aeronave saiu da pista para a parte adjacente e ficou presa em um monte de neve.

Cena do vídeo mostrado acima

Dados das plataformas de rastreamento online mostram que o avião era o registrado sob a matrícula RA-73294. A saída de pista (“runway excursion”) aconteceu logo nos instantes iniciais da aceleração.

Posição da aeronave no incidente – Imagem: FlightRadar24

Além dos seis tripulantes, estavam no avião 183 passageiros, incluindo 7 crianças e uma pessoa com deficiência. Nenhum deles ficou ferido e a aeronave não recebeu nenhum dano, segundo a mídia local.

Após a emergência matinal no Aeroporto de Perm, as chegadas e partidas dos voos foram temporariamente suspensas até a desocupação da pista. O avião foi posteriormente rebocado para o pátio.

A Procuradoria de Transportes de Perm informou que organizou uma auditoria da implementação da legislação sobre segurança de voo e operação de transporte aéreo para investigar o incidente.

Segundo representantes da Pobeda Airlines, após a vistoria técnica do Boeing, eles decidiriam se seria necessário providenciar uma aeronave reserva ou operar o voo na mesma aeronave.

No momento da publicação dessa matéria, o Boeing 737-800 de matrícula RA-73240 efetuava o voo DP-6512, portanto, possivelmente a aeronave do incidente não foi considerada imediatamente apta a retornar ao serviço.

Sair da versão mobile